Robert Maddox, um senhor sexagenário que ostenta uma longa barba branca à Papai Noel e é obcecado por foguetes, criou um kart a jato que literalmente cospe fogo. Seus “voos” extremamente barulhentos podem alcançar velocidades próximas aos 145 km/h (segundo o inventor).
O jato no caso é um jato de pulso, uma forma primitiva sem partes móveis, na qual a combustão acontece de forma intermitente – em pulsos, daí o nome –, criando um zumbido. Foi usado pela Alemanha Nazista na bomba voadora V1 da Segunda Guerra, o primeiro míssil de cruzeiro da história. Por causa de seu barulho característico, os britânicos a chamavam de buzzbomb (“bomba de zumbido”).
Maluco beleza
A paixão por foguetes está cravada em um apelido que Maddox adotou, de Rocketman. Ou melhor ainda: muitos de seus vídeos em seu canal no YouTube começam com as palavras “Crazy Rocketman”, que em tradução livre significa “Homem Foguete Maluco”.
Então, de forma nenhuma chamar Maddox de louco seria uma ofensa. Muito menos errado seria chamar de malucas as diversas máquinas a jato que aparecem nos posts do Rocketman no YouTube para os seus mais de 149 mil seguidores. Confira o mais recente vídeo de seu canal, com seu “Best” kart de canos flamejantes cuspindo labaredas no deserto:
Robert é fascinado por máquinas movidas a impulso desde a infância. Logo aos 10 anos de idade, ele começou a construir aviões de madeira movidos a foguetes. “Nasci na década de 1960 e cresci com a corrida espacial”, diz Maddox. “Durante a Guerra do Vietnã , havia caças avançando e estrondos sônicos disparando. Eu ficava fascinado com qualquer coisa com empuxo”.
E por falar em empuxo, esta mais recente fera criada pelo Rocketman (devidamente chamada de “Beast”) vem chamando muito a atenção, com direito a um outro vídeo, de fevereiro, alcançando mais de 5 milhões de visualizações. O veículo funciona sob propulsão “pulsejet” (pulso jato): um tipo de motor a reação na qual a combustão ocorre em pulsos.
Um estrondoso kart flamejante
O Beast usa o jato sem válvulas baseado em uma mecânica para controlar o fluxo de ar na saída do motor alimentado por propano e diesel, forçando o gás quente a sair apenas pela parte de trás. Claro que o nível sonoro é extremamente alto para o louco barbudo sentado a tão pouca distância das explosões.
Conforme diz o especialista em pulso jatos Larry Cottrill, esses motores podem danificar sua audição permanentemente se você estiver a poucos metros dela. Maddox aprendeu essa lição da maneira mais difícil. “Estou usando tampões de ouvido”, diz o homem em risadas.
“Eles são uma necessidade absoluta; eu estourei um tímpano uma vez quando liguei um motor”. Até a icônica barba do Rocketman foi “vítima” das loucuras, e está cinco polegadas mais curta do que costumava ser; Maddox se aventurou muito perto do fogo um dia e acabou queimando uma parte volumosa dos pelos de seu rosto.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários