Em um jogo já clássico no futebol feminino, a Ferroviária levou a melhor contra o Santos em jogo do Campeonato Brasileiro. As Guerreiras Grenás venceram por 1 a 0, após abrir o placar cedo com a atacante Laryh e conseguir se segurar bem diante da pressão santista para voltar a vencer após quatro rodadas.
A vitória faz a Ferroviária chegar aos 17 pontos e subir para a quinta posição. Já o Santos, que perdeu a posição para as próprias Guerreiras Grená, cai para o sexto lugar, com 15 pontos ganhos.
Guerreiras Grenás na frente
Dentro de casa, a Ferroviária assumiu uma postura mais propositiva, com marcação alta e troca de passes no ataque. As Guerreiras Grenás eram melhores, mas curiosamente, abriu o placar no contra-ataque, quando o Santos tentou subir. Aos 11, após lançamento longo, Laryh arrancou livre pela esquerda, invadiu a área e teve muita frieza para tirar da goleira Vivi e abrir o placar.
Equipe com melhor ataque do Brasileirão Feminino, o Santos foi com tudo para o ataque em busca do empate, mas não teve vida fácil. Além de não encontrar espaços, ainda sofreu com o contra-ataque da Ferroviária. Aline Gomes quase ampliou o placar em lance parecido com o gol, com chute desviado, que passou rente à trave. Com as santistas em baixa intensidade, as Guerreiras Grenás se mantiveram confortáveis.
O Santos aumentou o ritmo mas seguiu com problemas para ter chances claras. O Peixe acertou o gol pela primeira vez aos 33, em cobrança de falta de Brena, que a goleira Luciana encaixou. Do outro lado, a Ferroviária se fechava e buscava o contra-ataque em alguns momentos e logo em seguida parava a bola e cadenciava. A estratégia deu certo e as Guerreiras Grenás foram para o intervalo vencendo.
Pressão santista não dá resultado
Após a conversa no intervalo, o Santos voltou pressionando. Levou perigo aos 4, em cabeçada de Cristiane, que passou por cima da meta. Apesar de marcar alto e empurar a Ferroviária, as Sereias da Vila seguiram com pouca criatividade e sem levar tanto perigo a Luciana, que só voltou a trabalhar para defender em dois tempos o chute de Fernanda de fora da árae.
A pressão do Santos aumentou, com uma forte presença no ataque e obrigando a defesa da Ferroviária e a goleira Luciana a trabalharem. O jogo entrou em uma dinâmica clara, com as Guerreiras Grenás encontrando espaço para contra-atacar. No entanto, as equipes com estratégias diferentes esbarraram no mesmo erro no momento no último passe.
O jogo se tornou um completo ataque contra defesa, mas o Santos só conseguiu atacar através de ultrapassagens seguidas de cruzamentos ou na bola parada. Apesar da sensação de perigo iminente, a zaga da Ferroviária conseguiu se segurar bem. O abafa seguiu e as Sereias da Vila tiveram faltas perigosas próximas a área. Na melhor chance, Bia Menezes bateu firme e Luciana defendeu. A vitória foi grená.
Fonte: Ogol
Comentários