A Apple parece estar registrando uma marca chamada RealityOS em alguns órgãos reguladores, indicando que este deve ser um novo sistema operacional. O nome apareceu nos Estados Unidos e até mesmo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) aqui no Brasil, poucos dias antes da WWDC deste ano.
Os sistemas operacionais utilizados pela Apple contam com nome do produto e depois “OS” no final. Isso vale para o iOS (antes era iPhone OS), macOS dos computadores, watchOS para os Apple Watches, tvOS da Apple TV e iPadOS para os tablets da marca. Uma nova identificação chamada RealityOS apareceu no Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos (USPTO) e no nosso INPI, que faz basicamente a mesma coisa, mas no Brasil.
No passado, em 2017, o nome reality operating system (parece com RealityOS em extenso, né?) já chegou a ser encontrado em algumas referências dentro de software da própria Apple. Agora, cinco anos depois, a patente para a marca RealityOS apareceu nos Estados Unidos pelo USPTO, mas com uma empresa responsável chamada Realityo Systems LLC. Esta é a mesma companhia utilizada para registrar a marca no INPI, aqui no Brasil.
Apple já usou outras marcas no passado
Marcas costumam utilizar empresas fictícias apenas para manter alguma distância dos olhos mais curiosos, especialmente quando o produto ainda sequer foi lançado ou anunciado. No passado, segundo o site 9to5Mac, a Apple já usou esta estratégia para esconder qual seria o nome de versões futuras do macOS, atrás de Yosemite Research LLC. Curiosamente, tanto a razão social do sistema operacional, como a Realityo Systems LLC, possuem o mesmo endereço cadastrado no USPTO.
O The Verge levantou ainda que em alguns países, este tipo de registro de marca envolve também a apresentação de alguma imagem para representar a empresa. Nestes casos a fonte utilizada é a mesma adotada pela Apple, chamada simplesmente de San Francisco. Ela foi criada pela própria empresa da maçã em 2014, inspirada na Helvetia e DIN.
Segundo rumores, o RealityOS será um sistema operacional criado pela Apple para dispositivos capazes de trabalhar com realidade aumentada. A empresa da maçã ainda não tem hardware dedicado para isso e utiliza câmeras, junto de outros sensores do iPad e iPhone para mostrar conteúdo “flutuando” na tela. Boatos mais recentes acreditam que nesta WWDC, que acontece na semana que vem, o primeiro óculos para este uso deve ser apresentado.
Via: The Verge, Tecnoblog e 9to5Mac.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários