A fabricante britânica Reap está no mercado de bicicletas desde 2014, mas só recentemente apresentou seu magnum opus: a Vulcan, um veículo feito para triatlo que impressiona pelo quadro feito 100% de fibra de carbono e por não ter o tubo do selim, um item (quase) padrão na construção de uma bike.

Com quadro monocoque e cockpit aerodinâmico integrado, a Reap Vulcan é feita a mão, tendo “surpreendido agradavelmente” mesmo os seus construtores. Por ser um veículo para triatlo, a bicicleta alcança velocidades de até 50 km/h e traz um sistema de provisões complexo na traseira, com suporte para garrafa d’água integrado ao quadro, 8 géis e uma caixa de ferramentas atrás do selim e ao abrigo do vento.

O nome “Vulcan” em si é uma homenagem ao Avro Vulcan, um bombardeiro estratégico da Força Aérea Real que foi o pontapé inicial para a introdução dos motores a jato na aeronáutica britânica — em formato de asa delta, este “V bomber” também foi a espinha dorsal para o arcabouço nuclear do Reino Unido durante a Guerra Fria.

Voltando à bicicleta, o preço, obviamente, é salgadíssimo: 12 mil libras esterlinas (exatamente R$ 72 mil, em conversão direta), caso o motorista opte por componentes de ponta como câmbio Dura-Ace Di2 e rodas de fibra de carbono com pneus Continental GP5000. Mas a bike pelo menos chega de quatro a seis semanas na residência do proprietário.

Bicicleta Reap Vulcan
Reap/Divulgação

Desenvolvimento teve auxílio de modelagem CFD

A Reap pretendia com a Vulcan uma bicicleta que apresentasse a evolução da marca desde o lançamento do primeiro modelo em 2017. Foram cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, segundo a companhia, em cada conjunto de quadros.

É verdade que o conceito de bikes sem tubo de selim já foi apresentado pela Zipp 200, ao menos 30 anos atrás, mas a Reap afirma ter avançado na abordagem, trazendo especialistas em modelagem CFD (fluidodinâmica computacional, na sigla em inglês) para o projeto e complexificando o desempenho. A CFD é um tipo de análise computacional que utiliza métodos numéricos para solucionar problemas a partir de simulações que envolvem movimento e escoamento de fluidos e transferência de calor — uma espécie de túnel de vento artificial. É muito utilizada na indústria aeroespacial e até em carros de Fórmula 1.

Bicicleta Reap Vulcan
Reap/Divulgação

Em medidas, a Reap Vulcan possui distância entre-eixos de 993 mm e envergadura de 397 mm. O tubo dianteiro fica a 72,5 graus, enquanto o ângulo do tubo de selim pode ser modificado de 81 para 77 graus — o que é interessante, já que o equilíbrio dinâmico é importante para aliviar a postura e o conjunto muscular do ciclista.

A bicicleta sem tubo de selim já conta com alguns atletas como endorsers, como o britânico Tom Bishop, vencedor de uma prova no Mundial de Triatlo. Não é um veículo para pessoas como nós, a não ser que você seja um entusiasta ou mesmo profissional do triatlo. Mas vale pela curiosidade.

Crédito da imagem principal: Reap/Divulgação

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!