A primeira parte da quarta temporada de “Stranger Things” estreou na Netflix na última sexta-feira (27) e seu retorno colocou, mais uma vez, a série nos trends do Twitter e entre as mais vistas do Top 10 do streaming. Famosa por suas grandes conexões com clássicos do terror, a nova sequência apostou com força na premissa e se baseou em pelo menos seis sucessos do gênero. Confira abaixo quais são!

Monstro da quarta temporada de Stranger Things
“Stranger Things”: em quais filmes de terror a 4ª temporada se baseou? imagem: STRANGER THINGS. Vecna Cr. Courtesy of Netflix © 2022

Atenção, os parágrafos abaixo contém spoilers de “Stranger Things”!

Desde sua primeira temporada, Stranger se baseia em filmes famosos na cultura pop. No caso das produções de terror, a série usa o modus operandis de vilões para desenvolver a saga, homenageando e se conectando ainda com as franquias. Entre os filmes desta temporada, por exemplo, está fortemente inserida referências de Freddy Krueger, de “A Hora do Pesadelo”, e de JigSaw, de “Jogos Mortais”. Para quem conhece as franquias, se lembra que Krueger mata nos sonhos e que JigSaw quer punir as pessoas pelos seus erros – aspectos familiares na atual temporada de “Stranger Things”.

Outras duas produções conectadas à série são “Halloween” e “O Exorcista“. No primeiro, o conhecido serial killer Michael Myers é citado nominalmente pelo tio do Eddie (Joseph Quinn) quando ele conversa com Nancy Wheeler (Natalia Dyer) sobre a morte de Chrissy (Grace Van Dien). Já o segundo – considerado clássico dos clássicos – é citado por Robin (Maya Hawke), quando a personagem está também com Nancy realizando uma pesquisa na biblioteca.

Leia mais!

Mais um sucesso em que “Stranger Things” usa é “It: A Coisa”. Na verdade, quando o filme foi lançado, em 2017, ele chegou com muitas semelhanças com a série, que foi lançada um ano antes, em 2016. Assim, fica justo que agora a Netflix também se aproveite das ideias do longa, usando, por exemplo, o intervalo de tempo para o novo vilão aparecer (em “It” ele surgia a cada 27 anos, em “Stranger Things” tudo indica que seja a cada 30). Outra referência é a exploração do “ninho” das criaturas; no filme o grupo de crianças visita a casa de Pennywise, bem como ocorre na quarta temporada de Stranger.

É claro que, vale ressaltar que “It: A Coisa” é baseado no romance de Stephen King originalmente publicado em 1986. Ou seja, tanto o filme quanto a série seguem, na verdade, o livro, que é o precursor dos enredos.

O sexto filme que decidimos mencionar não é, assim, uma novidade. “Caça-Fantasmas” já esteve em outras temporadas de “Stranger Things” com os atores, inclusive, fantasiados como os personagens do longa. Agora, novamente o clássico foi introduzido a partir de um emblema em uma mochila de Dustin (Gaten Matarazzo).

“Stranger Things”: em quais filmes de terror a 4ª temporada se baseou? Imagem: Divulgação/Netflix

A segunda parte de “Stranger Things” chega à Netflix em 1° de julho. Criada pelos Irmãos Duffers, a quarta temporada também está baseada nas ideias de “Game of Thrones”, segundo os próprios criadores. “Nós meio que brincando chamamos de nossa temporada de Game of Thrones porque é tão espalhada, então eu acho que é o que é único ou mais exclusivo sobre a temporada”, disse Matt Duffer ao Deadline. Saiba mais aqui!