A primeira parte da quarta temporada de “Stranger Things” estreou na Netflix na última sexta-feira (27) e seu retorno colocou, mais uma vez, a série nos trends do Twitter e entre as mais vistas do Top 10 do streaming. Famosa por suas grandes conexões com clássicos do terror, a nova sequência apostou com força na premissa e se baseou em pelo menos seis sucessos do gênero. Confira abaixo quais são!
Atenção, os parágrafos abaixo contém spoilers de “Stranger Things”!
Desde sua primeira temporada, Stranger se baseia em filmes famosos na cultura pop. No caso das produções de terror, a série usa o modus operandis de vilões para desenvolver a saga, homenageando e se conectando ainda com as franquias. Entre os filmes desta temporada, por exemplo, está fortemente inserida referências de Freddy Krueger, de “A Hora do Pesadelo”, e de JigSaw, de “Jogos Mortais”. Para quem conhece as franquias, se lembra que Krueger mata nos sonhos e que JigSaw quer punir as pessoas pelos seus erros – aspectos familiares na atual temporada de “Stranger Things”.
Outras duas produções conectadas à série são “Halloween” e “O Exorcista“. No primeiro, o conhecido serial killer Michael Myers é citado nominalmente pelo tio do Eddie (Joseph Quinn) quando ele conversa com Nancy Wheeler (Natalia Dyer) sobre a morte de Chrissy (Grace Van Dien). Já o segundo – considerado clássico dos clássicos – é citado por Robin (Maya Hawke), quando a personagem está também com Nancy realizando uma pesquisa na biblioteca.
Leia mais!
Mais um sucesso em que “Stranger Things” usa é “It: A Coisa”. Na verdade, quando o filme foi lançado, em 2017, ele chegou com muitas semelhanças com a série, que foi lançada um ano antes, em 2016. Assim, fica justo que agora a Netflix também se aproveite das ideias do longa, usando, por exemplo, o intervalo de tempo para o novo vilão aparecer (em “It” ele surgia a cada 27 anos, em “Stranger Things” tudo indica que seja a cada 30). Outra referência é a exploração do “ninho” das criaturas; no filme o grupo de crianças visita a casa de Pennywise, bem como ocorre na quarta temporada de Stranger.
É claro que, vale ressaltar que “It: A Coisa” é baseado no romance de Stephen King originalmente publicado em 1986. Ou seja, tanto o filme quanto a série seguem, na verdade, o livro, que é o precursor dos enredos.
O sexto filme que decidimos mencionar não é, assim, uma novidade. “Caça-Fantasmas” já esteve em outras temporadas de “Stranger Things” com os atores, inclusive, fantasiados como os personagens do longa. Agora, novamente o clássico foi introduzido a partir de um emblema em uma mochila de Dustin (Gaten Matarazzo).
A segunda parte de “Stranger Things” chega à Netflix em 1° de julho. Criada pelos Irmãos Duffers, a quarta temporada também está baseada nas ideias de “Game of Thrones”, segundo os próprios criadores. “Nós meio que brincando chamamos de nossa temporada de Game of Thrones porque é tão espalhada, então eu acho que é o que é único ou mais exclusivo sobre a temporada”, disse Matt Duffer ao Deadline. Saiba mais aqui!
Fonte: Olhar Digital
Comentários