Inicialmente marcado para o dia 20 de maio, mas adiado por problemas técnicos, o próximo voo tripulado da Blue Origin já tem nova data de lançamento: a espaçonave New Shepard vai decolar neste sábado (4), às 10h da manhã (pelo horário de Brasília), com seis passageiros. Entre eles, o engenheiro de produção civil Victor Correa Hespanha, que entrará para a história como o segundo brasileiro a viajar para o espaço.
Além de Victor, a tripulação é composta por outros cinco membros: o engenheiro e investidor Evan Dick, a ex-líder de testes da NASA e primeira pessoa do México a ir para o espaço, Katya Echazarreta, o piloto de jatos corporativos e empresário Hamish Harding, o também empresário e caçador de aventuras Jaison Robinson e o comandante aposentado da Marinha norte-americana e explorador Victor Vescovo, que é cofundador da empresa de investimento em capital privado Insight Equity.
Dois dias antes da data original do lançamento da missão, a Blue Origin informou o adiamento no Twitter. “Durante nossos check-outs finais de veículos, observamos que um dos sistemas de backup da New Shepard não estava atendendo às nossas expectativas de desempenho. Com muita cautela, vamos atrasar o lançamento do NS-21 originalmente programado para sexta-feira. Fique ligado para mais atualizações”, dizia o comunicado, também publicado no site da empresa.
Alguns dias depois, Victor Hespanha e sua esposa Marcella, que o acompanhava, foram orientados a voltar para o Brasil e aguardar. Na ocasião, ele usou os Stories em seu perfil no Instagram para se pronunciar. “Dando os updates que fiquei de dar, a gente [ele e esposa] está aguardando ainda algumas definições da Blue Origin, as expectativas são muitos positivas, mas a gente, de fato, vai voltar para o Brasil para esperar uma confirmação. Acredito que vai ser em breve, e a gente segue no mesmo planejamento, com a mesma equipe”, explicou.
Segundo Victor, ao retornar às instalações da empresa em El Paso, no estado norte-americano do Texas, os tripulantes serão dirigidos ao treinamento. “A gente volta direto para o treinamento, sem aquela parte social, vamos direto para o que importa”, disse ele.
No treinamento, os tripulantes vão ensaiar para a missão, receber instruções de segurança, realizar atividades análogas, além de procedimentos operacionais em geral. Nessas preparações para o voo, eles também recebem orientações sobre a microgravidade.
Embora estivesse ansioso para a mais espetacular viagem de sua vida, o brasileiro reconheceu os esforços da empresa em priorizar a segurança da equipe. “Outras missões da própria [espaçonave] New Shepard já foram adiadas em outros momentos, por questões de segurança, vento, clima. E, neste caso, eles estão tratando uma redundância para ser o mais seguro possível”.
“Esse tipo de viagem precisa ser 150% seguro tecnicamente, não pode haver nenhum tipo de falha. Então, não adianta estar somente 100%. E a gente fica muito feliz com esse cuidado com a nossa vida. A equipe da Blue Origin é sensacional, está cuidando de tudo e mantendo a gente informado”, declarou Victor, que já embarcou de volta para os EUA com sua esposa nesta terça-feira (31).
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários