A fábrica da Rivian, montadora novada criada com apoio da Amazon, fica em Normal (esse é o nome mesmo), estado de Illinois. No último sábado, bombeiros foram chamados para atender a uma bateria pegando fogo, numa parte usada para testes.

O Departamento de Bombeiros de Normal descreveu assim a situação (com seu jeito preciso, mas prolixo):

Os bombeiros de Normal responderam à [um chamado da] Planta Automotiva Rivian no número 100 N da Estrada Rivian às 10h30 da manhã, que informou que um conjunto de baterias estava em chamas dentro do prédio. Quando os bombeiros chegaram, havia um conjunto de bateria com aquecimento fora de controle na área de testes de baterias na ala sudeste da planta, onda as baterias são construídas para os veículos Rivian. Os bombeiros conectaram mangueiras aos hidrantes dentro do prédio e extinguiram o fogo no conjunto de bateria e continuaram a soltar água no conjunto para mantê-lo frio e prevenir mais descontrole termal de acontecer. Os bombeiros de Bloomington [cidade vizinha] foram chamados à cena para assistir com pessoa, devido ao tamanho da facilidade, e bombeiros de folga de Normal foram chamados para atender outros chamados durante o incidente.

A bateria foi retornada à Rivian para futura investigação das causas do acidente.

Fogo é um problema a mais para a Rivian

Esse é o terceiro incidente de fogo nos últimos 7 meses na fábrica em Normal. Mas fogo não é o único problema da empresa. A Rivian dá prejuízo na casa dos bilhões de dólares – o que eles dizem ser esperado para uma empresa automobilística começando.

Mas o problema mesmo é atender aos clientes: a meta de produção anual começou em 40 mil veículos, e foi revisada depois para 25 mil. No primeiro trimestre, saíram da linha 2.553 – levaria, assim, mais de dois anos para atingir à meta. Com mais de 70 mil reservas, clientes terão que esperar sentados.

A Rivian tem gordura para queimar com o suporte da Amazon. Ela começou por fornecer vans elétricas à gigante do varejo antes de lançar, no fim do ano passado, seu primeiro veículo para o público em geral: a elogiada (mas problemática em produção) caminhonete R1T.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!