O Comitê de Contingência da Covid-19 de São Paulo recomendou o retorno do uso de máscaras em locais fechados em todo o estado. A recomendação vem na esteira da tendência de crescimento do número de novos casos da doença no estado de São Paulo nas últimas semanas.

De acordo com a plataforma de monitoramento SP Covid-19 Info Tracker, a média móvel de internações subiu 74% em São Paulo em três semanas. Além disso, o número de novas infecções quase dobrou de uma semana para outra, com um aumento de 84%.

Maior média móvel desde março

Na última segunda-feira (30), o estado atingiu a maior média móvel de infecções pela Covid-19 desde março de 2022 para um único dia, com quase 25 mil infecções em 24 horas. O que representa um crescimento de 31% no comparativo com as duas semanas anteriores.

João Doria em coletiva anunciando novas medidas de combate contra a Covid-19
Ex-governador João Doria acabou com a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados em março deste ano. Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

O uso de máscaras no estado de São Paulo deixou de ser obrigatório em locais fechados em 17 de março deste ano. A decisão foi tomada pelo então governador, João Doria, como resposta à alta nos índices de vacinação e ao recrudescimento da pandemia em São Paulo, que vinha desde o final de 2020.

Situação da Covid-19 no Brasil

O Brasil teve 160 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com números atualizados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (31). No mesmo período, o país também registrou cerca de 41,3 mil casos da doença causada pelo SARs-CoV-2.

Em São Paulo, especificamente, foram 8.421 casos nas últimas 24 horas, com 43 óbitos neste mesmo período. Como é o estado mais populoso, é natural que São Paulo seja o estado com maior número de casos, mais de 5,5 milhões, e óbitos, 169.284 desde o início da pandemia, em março de 2020.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!