A depressão é um grande problema e acabou se agravando ainda mais durante a pandemia de Covid-19, porém, muitas pessoas não fazem ideia que podem estar enfrentando essa doença, o que dificulta o momento de procurar o tratamento para o quadro.
Pensando nisso, as fundadoras da startup Kintsugi criaram um aplicativo capaz de detectar a depressão por meio da voz das pessoas, o que facilita o encaminhamento de pacientes para o tratamento médico e psicológico.
De acordo com a cofundadora da empresa, Rima Seiilova-Olson, o aplicativo para voz foi escolhido como forma de detectar a depressão devido ao costume das pessoas de falarem de maneira monótona quando estão deprimidos.
“O retardo psicomotor é o processo de desaceleração do pensamento e dos movimentos musculares. E é universal, não importa onde você nasceu ou que idioma você fala”, completou.
O app ainda garante o sucesso no diagnóstico devido ao processo de aprendizado de máquina que utilizou diversas amostras, muito mais do que um próprio profissional médico pode analisar, para chegar ao nível de comparação.
A ferramenta mede a probabilidade de depressão na escala GAD-7 (0-21), como zero sendo bom e 21 sendo severamente deprimido. Assim que o paciente concede a permissão ao app, os níveis são enviados ao médico, com proteção do sigilo médico-paciente.
“Nosso modelo de rede neural foi treinado em dezenas de milhares de vozes deprimidas. Então pode ser como um conjunto de psiquiatras, mas é muito mais sensível. Pode pegar mesmo quando a depressão está em níveis leves ou moderados”, explicou a cofundadora.
VIa: Tech Crunch
Fonte: Olhar Digital
Comentários