Para não ficar de fora de ter acesso a diversos serviços importantes no portal Gov.br, como aqueles relacionados ao INSS, CNH Digital, ENEM, título de eleitor e muito mais, é importante saber como agir caso note que a sua conta foi bloqueada.

Pensando nisso, confira abaixo como fazer o login novamente no Gov.br cadastrando uma nova senha.

Veja também!

Como desbloquear uma conta no Gov.br 

1. Na página de login da plataforma, informe o seu CPF (mesmo que a sua conta já esteja bloqueada) e clique em ‘Continuar’;

Como desbloquear uma conta no Gov.br 

2. Em seguida, na próxima tela, em vez de preencher o campo ‘Senha’, clique em ‘Esqueci minha senha’ para prosseguir;

Como desbloquear uma conta no Gov.br 

3. O último passo é seguir as verificações de segurança. Se já tiver o reconhecimento facial cadastrado, continue o processo usando o recurso no celular. Se preferi, é possível utilizar o internet banking do seu banco para cadastrar uma nova senha. 

Como desbloquear uma conta no Gov.br 

Importante: o nível da sua conta pode ser rebaixado ao optar por ‘Recuperar de outra forma’, que envia um código de segurança para o seu celular ou e-mail. De qualquer forma, é possível subir de nível novamente seguindo as nossas dicas.

4. Por fim, cadastre uma nova senha para conseguir acessar o portal Gov.br.

Motivos para o bloqueio

Dentre as ocorrências que podem gerar o bloqueio, a mais comum são tentativas seguidas de login com uma senha errada. Normalmente, isso acontece quando um usuário esquece suas credenciais, entretanto, também pode acontecer caso alguém esteja tentando invadir a sua conta.

Por segurança, após quatro tentativas, a conta é bloqueada. Vale ressaltar ainda que a plataforma também pode sugerir a alteração da senha quando o usuário fica muito tempo sem acessar o serviço.

Pronto! Agora você já sabe o que fazer caso perca o acesso à plataforma do Governo Federal. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!