Por meio do programa ELaNa (sigla em inglês para Lançamento Educacional de Nanossatélites), a NASA vai lançar cinco CubeSats para a Estação Espacial Internacional (ISS) na próxima terça-feira (7), a bordo da 25ª missão de Serviços de Reabastecimento Comercial (CRS-25) da SpaceX, que está programada para decolar do Complexo de Lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy (KSC), na Flórida.

Em sua 45ª edição, a iniciativa foi criada pela agência para atrair e incentivar estudantes das áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Gerenciado pelo Programa de Serviços de Lançamento (LSP), no KSC, o projeto ELaNa promove missões espaciais educacionais para escolas, faculdades e instituições de pesquisa de todo o território norte-americano.
Segundo a NASA, os alunos são fortemente envolvidos em todos os aspectos dessas missões, desde o desenvolvimento, montagem e testes de cargas, até o trabalho direto com a agência e as equipes de integração de veículos de lançamento.

Os pequenos satélites da ELaNa 45 foram selecionados através da Iniciativa de Lançamento CubeSat da agência, que fornece acesso de baixo custo ao espaço para desenvolver e demonstrar novas tecnologias espaciais e inspirar a próxima geração de cientistas, engenheiros e tecnólogos.
Cerca de 200 missões CubeSat de mais de 100 organizações de 42 estados norte-americanos (mais o Distrito de Columbia, além de Porto Rico) foram selecionadas desde 2010. Segundo a agência, até o momento, 134 missões foram lançadas por meio do programa ELaNa.
Os CubeSats que partem na próxima missão de carga da SpaceX foram desenvolvidos pelas seguintes organizações: Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT); Escola Weiss, em Palm Beach Gardens, na Flórida; Centro de Pesquisa Ames, da NASA, no Vale do Silício, Califórnia; Universidade Aeronáutica Embry-Riddle, em Daytona Beach, Flórida; e Universidade do Sul do Alabama.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários