O estado americano de Nova York está se organizando para doar mais de 800 robôs de companhia para idosos que vivem sozinhos dentro do estado. A doação é uma medida para tentar aliviar o que tem se chamado de “epidemia da solidão” entre os idosos, que se exacerbou durante a pandemia da Covid-19.
A medida foi anunciada pelo Escritório de Nova York para o Envelhecimento (NYSOFA), e além de tentar deixar os idosos menos solitários, também tem o objetivo de melhorar o acesso dos idosos a serviços de apoio não médicos. Os robôs de companhia também dão lembretes de medicamentos, por exemplo.
Um quarto dos idosos vivem sozinhos
Nos Estados Unidos, estima-se que mais de 25% dos adultos com 60 anos ou mais vivem sozinhos, segundo dados do Centro de Pesquisas Pew, de Washington. De acordo com o Think Thank, à medida que os nascidos na década de 1960 atingem essa idade, a tendência é que essa porcentagem cresça.
Os robôs de companhia que serão distribuídos pela NYSOFA, o ElliQ, começaram a ser comercializados nos Estados Unidos em março deste ano, mas a ideia não é exatamente nova. No Japão, um dos países com a maior média de idade do mundo, já investe em tecnologias parecidas há pelo menos duas décadas.
Robô é produzido por empresa israelense
O ElliQ é composto por duas partes, um simulacro de rosto iluminado, que conta com um microfone e um auto-falante que pode se mover para observar os usuários, Além do “rosto”, os robôs também contam com um tablet touchscreen separado, que pode facilitar a comunicação por vídeo com familiares e médicos.
O robô de companhia ElliQ é produzido pela empresa israelense Intuition Robotics, que o classifica como um sistema proativo e baseado em objetivos. Já a empresa, se descreve como uma produtora de “companheiros digitais” com a missão de estabelecer relações de longo prazo entre pessoas e tecnologia.
Via: Fortune
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários