De acordo com a última pesquisa da Autolist, especializada americana em análises de mercado e soluções automotivas, as principais preocupações dos consumidores relacionadas aos carros elétricos não mudaram muito em relação a três anos atrás. Isso em um cenário com cada vez maior disponibilidade de veículos movidos a eletricidade, de diferentes modelos, incluindo aqueles mais acessíveis.

Preço alto, alcance e infraestrutura de carregamento

Ainda assim, o que mais causa “perturbação” para o motorista é o valor de um carro elétrico, tanto para alugar, quanto para comprar. Quase metade (48%) dos 1.355 entrevistados na pesquisa realizada nos EUA (segundo maior mercado automotivo do planeta) consideram os EVs muito caros.

Esse fator também estava entre as principais considerações na última pesquisa, realizada antes da chegada da pandemia e da escassez atual de chips semicondutores. Com um detalhe: há três anos, o percentual dos consumidores que viam os valores como principal preocupação em 2019 era de 42% (6% menor que agora).

O alcance por carga aparece como a segunda preocupação (44%) – na pesquisa de 2019, esse era o principal dilema das pessoas com relação aos elétricos. Já a falta de infraestrutura de carregamento, com 36% das considerações, é a terceira condição que deixa os motoristas mais preocupados hoje.

Fechando as cinco principais preocupações, temos o tempo de carregamento (31%), a vida útil da bateria (30%) e a falta de conhecimento das pessoas sobre os carros elétricos (23%). Conforme traz a pesquisa, analistas do setor esperam que os preços relacionados à bateria continuem a aumentar nos próximos anos, à medida que a demanda global por matérias-primas para fabricar esses componentes para todos os tipos de usos aumentou.

Sem muitos motivos para adotar os elétricos

Em linha com as questões sobre preço, 28% dos entrevistados disseram que ainda não estão dispostos a gastar mais para comprar um carro elétrico, preferindo modelos semelhantes movidos a combustão. Aliás, 21% disseram que, mesmo com os altos valores dos combustíveis atualmente, não há motivos para optar por um EV.

De qualquer forma, 66% dos entrevistados apoiam incentivos fiscais, descontos, subsídios e outras vantagens para o fomento à adoção dos carros elétricos (19% porém se colocaram contra esse tipo de ação dos governos). Esse tipo de prática tem sido considerado um dos principais esforços para a meta dos EUA de ter até 2030 metade dos carros circulando com zero emissões.

Com relação ao estilo de carroceria preferido para os carros elétricos, os motoristas apontam para os crossovers de médio porte, assim como em 2019. Mas as picapes estão chegando agora à segunda colocação, quando eram apenas o quarto modelo ideal para a motorização elétrica há três anos. Em seguida, os esportivos fecham as três principais carrocerias na preferência do público.

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Imagem: Tobias Arhelger/Shutterstock