Após 14 anos, a diretora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg, deixou a empresa para se dedicar a trabalhos filantrópicos em sua fundação. A executiva de 52 anos estava abaixo apenas de Mark Zuckerberg e ocupava uma função estratégica na mídia social, que após mudar o nome para Meta vem enfrentando constantes quedas nas vendas de publicidade e uma acirrada concorrência de rivais de peso, como o Tik Tok.  

Despedida em tom emocionado

Em um post no Facebook publicado nesta quarta-feira (1), Sandberg descreveu a sua trajetória na rede social e agradeceu por todos os momentos, em um tom de gratidão a todos os profissionais que estiveram ao seu lado.

“Sentar ao lado do Mark durante estes 14 anos foi uma honra e o privilégio de uma vida. Mark é um verdadeiro visionário e um líder atencioso. Ele às vezes diz que crescemos juntos, e crescemos. Ele tinha apenas 23 anos e eu já tinha 38 quando nos conhecemos. Juntos passamos pelos altos e baixos na gestão desta empresa…E estou especialmente orgulhosa por ter feito parte de uma empresa onde muitas, muitas mulheres e pessoas excepcionais de diferentes origens conseguiram se transformar em grandes líderes”, escreveu no post. 

Sheryl Sandberg
A executiva já foi a décima mulher mais poderosa do mundo e deixa o Facebook para atuar em trabalhos filantrópicos em sua fundação. Imagem: Arquivo Pessoal

Destaque na tecnologia 

No lugar da executiva assumirá o atual diretor de crescimento da Meta, Javier Olivan, com um grande desafio: repetir o sucesso de Sheryl Sandberg na criação de uma das mais ricas e poderosas máquinas de publicidade online do mundo. No entanto, Olivan terá uma função mais limitada. 

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, também utilizou a rede social para agradecer pelos anos de parceria e inúmeros aprendizados obtidos por meio da convivência profissional e pessoal ao lado de Sandberg.

“Ela criou oportunidades para milhões de pessoas em todo o mundo e merece o crédito por muito do que a Meta é hoje. Ela ensinou-me tanto e esteve presente em muitos dos momentos importantes da minha vida, tanto pessoal como profissional”, publicou Mark.

Antes de atuar no Facebook, Sandberg foi vice-presidente de vendas globais e operações online do Google. Em um currículo impecável, a executiva ainda teve experiências como chefe de pessoal no Departamento do Tesouro norte-americano. 

Tanto sucesso que foi eleita, em 2012, como uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Time e também assumiu o posto da décima mulher mais poderosa do mundo concedido pela Forbes. 

Via: The Washington Post 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!