A Kingston aproveitou o começo desta quarta-feira (1) para lançar duas soluções em armazenamento externo no Brasil, junto de criptografia para proteger os dados: o IronKey Vault Privacy 50 e 80. O primeiro adota visual de pendrive tradicional, enquanto o segundo utiliza tela sensível ao toque para exigir senha que libera o acesso para a porta USB.
Usar algum tipo de armazenamento externo é uma forma muito prática para transportar arquivos, mas também tende a ser uma das menos seguras quando o usuário não conhece o computador de destino – quem nunca pegou um vírus ao levar o pendrive para imprimir algo, né? Existem algumas soluções com criptografia e proteção de acesso, como as duas lançadas pela Kingston no Brasil nesta semana.
O primeiro modelo é o IronKey Vault Privacy 50 e ele tem cara de pendrive tradicional, mas com certificação FIPS 197 e criptografia XTS-AES de 256 bits. O firmware do produto é assinado digitalmente e isso ajuda contra ataques de força bruta, por exemplo. Além disso, ele conta com sistema interno para recuperar uma senha perdida e opção para liberar acesso em portas USB definidas, impedindo seu uso em outro computador.
Os dois IronKey utilizam USB 3.2 Gen 1
Este pendrive pode ser encontrado em versões com 8 GB, 16 GB, 32 GB, 64 GB, 128 GB e 256 GB. Todos utilizam USB 3.2 Gen 1.
Já o IronKey Vault Privacy 80 tem basicamente os mesmos recursos, mas é um SSD e isso significa capacidade ainda maior de armazenamento. As opções incluem 480 GB, 960 GB e 1,92 GB, mantendo a mesma versão de USB, mas também trabalhando com portas USB-C. Além do espaço interno, outro recurso exclusivo deste modelo é a tela sensível ao toque para digitar a senha para liberar o acesso aos arquivos – antes mesmo de plugar no PC.
Quando e quanto?
Os dois novos produtos da Kingston ainda não receberam data de lançamento e nem mesmo preço, mas saiba que no mercado internacional o IronKey Vault Privacy 80 chega a custar US$ 762, ou algo perto de R$ 3,7 mil.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários