A Toyota acaba de revelar o crossover Corolla Cross 2023 em uma configuração híbrida de quinta geração da marca. São cinco níveis de acabamento do SUV de entrada da marca japonesa em uma produção que deve alcançar 150 mil unidades anuais em uma recém-construída fábrica nos Estados Unidos.
Conforme traz a Toyota, o novo Corolla Cross híbrido – não plug-in (HEV) – é capaz de oferecer uma economia estimada em 15,7 km por litro. Sendo não plug-in, não é um carro movido a eletricidade: a bateria é carregada pelo motor a combustão interna queimando gasolina.
O veículo, fruto da plataforma TNGA-C, conta ainda com tração padronizada nas quatro rodas (AWD), característica que era opcional em outras edições.
Melhorias de desempenho no novo Cross
Há um motor eletrificado de quatro cilindros que produz 196 cv, o que representa uma melhoria de 25 cv em relação ao modelo não híbrido padrão. Seu tempo de 0 a 100 km/h é realizado em 8 segundos, o que também é um “up” em comparação com o modelo a combustão, 1 segundo “mais lento”.
Pequenas atualizações foram feitas no painel frontal resultando nas versões LE, XLE, S, SE e XSE – as opções Sport estão disponíveis nas três últimas, sendo que a configuração XSE é a topo de gama. O Corolla Cross 2023 XSE traz um interior em couro falso SoftTex premium, enquanto os outros quatro acabamentos oferecem assentos de tecido padrão.
As versões mais altas podem ser equipadas com teto solar elétrico, bem como controle climático automático de zona única ou dupla. Em comum, todas as opções do novo Cross vêm com aquecimento padrão e saídas de ar condicionado para os passageiros do banco traseiro.
Cada Corolla Cross Hybrid adota o novo sistema de infoentretenimento da Toyota, com a tela sensível ao toque padrão de 8,0 polegadas tendo conectividade sem fio Apple CarPlay e Android Auto e um ponto de acesso Wi-Fi 4G. A cabine ainda traz portas USB-C espalhadas para os integrantes do veículo.
O Toyota Safety Sense 3.0 também vem de fábrica. Dentre seus recursos, há controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência automática com detecção de pedestres e assistência de manutenção de faixa com centralização.
São seis as opções de pintura sólida disponíveis, incluindo Wind Chill Pearl, que a Toyota informa ter um custo extra de US$ 425 (algo acima dos R$ 2.041 em conversão direta). Quatro tons ainda permitem combinações com um teto preto: Sonic Silver, Barcelona Red, Blue Crush e Acidic Blast.
Ainda não há informações sobre quanto deve custar o novo e híbrido Corolla Cross. Nesse sentido, é possível esperar algo acima do que custa hoje o Corolla Cross 2022, que começa em US$ 23.660 (fora taxas locais). Ou seja, a expectativa fica na casa dos R$ 113.658, desconsiderando diferenças de impostos e outros detalhes afins.
Fonte: Olhar Digital
Comentários