Considerado pela própria Caterham como “o melhor carro de pista” que a marca britânica já fez, o novo Seven 420 Cup é um potente modelo minimalista autorizado para rodar nas estradas da Europa. Sua força vem de um Ford Duratec quatro cilindros de 2,0 litros com cárter seco, que produz 212 cv a giros de 7.600 rpm e torque máximo em 20.73 kgfm a 6.300 rpm.
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Como resultado, a configuração traz uma velocidade máxima em 219 km/h e disparo de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. Essa potência é enviada através de uma transmissão sequencial padrão de seis velocidades operada por uma alavanca ao centro do cockpit.
Há também um pedal de embreagem, que praticamente é dedicado à partida, redução de marchas e manobras em baixa velocidade. Um diferencial mecânico de deslizamento limitado é responsável pela tração traseira, e o 420 Cup traz amortecedores Bilstein que podem ser ajustados em 10 etapas de rigidez por anéis de clique.
Em suas rodas, pneus Avon ZZR de 13 polegadas tocam o asfalto. Um vídeo da Caterham no YouTube mostra o pequeno e potente Seven 420 Cup em ação na estrada e na pista. Confira:
Duas versões do 420 Cup
São duas versões do Caterham Seven 420 Cup, sendo uma delas (SV) mais larga, mais longa e um pouco mais pesada. Seu chassi foi expandido para ajudar a acomodar ocupantes maiores do que os pilotos originais do Lotus Seven (a Caterham surgiu no início da década de 1970 basicamente para continuar a fabricação do design Seven, de Colin Chapman, fundador da Lotus).
Então, para deixarmos tudo registrado aqui sobre as dimensões do potente carrinho da empresa britânica, temos o comprimento em 3.098 mm e 3.327 mm (SV), 1.574 mm e 1.684 mm (SV) na largura e, em altura, 1.089 mm e 1.115 mm (SV). Todo o aumento nas dimensões permite à versão maior do 420 Cup um pouco mais de conforto para pernas e cotovelos dos ocupantes, que ainda assim precisam ter uma certa ginga para entrar por entre os vãos da gaiola do veículo conversível de dois lugares e sem portas.

Leve e poderoso
Trazendo um painel de fibra de carbono no interior, o novo Seven possui mostradores tradicionais com os medidores de combustível, temperatura e pressão do óleo deslocados para a frente do passageiro (que podemos ver no lado “contrário” por causa da direção inglesa). Isso em virtude do tamanho minimalista do 420 Cup.

O que justifica a alcunha de um dos carros mais leves do planeta é seu peso bruto, reivindicado pela Caterham em apenas 560 kg (585 kg na versão SV). Sua direção é mais próxima de um kart, inclusive, com o novo Seven conseguindo oferecer grande aderência na pista e bons pontos de resposta e frenagem. A composição minimalista e mais “grosseira” do novo Seven também é percebida na falta de hardware antitravamento dos freios e de sistemas eletrônicos de segurança, porém.
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Na Grã-Bretanha, o 420 Cup começa em um valor convertido em cerca de R$ 312 mil nos revendedores da empresa, isso desconsiderando diferenças de impostos ou taxas. O veículo chegará à América ainda este ano, mas somente para uso em pista. Por sua vez, a Caterham Cars foi adquirida em março de 2021 pela VT Holdings, importadora japonesa da marca desde 2009, que também importa carros da Lotus para o Japão.
Fonte: Olhar Digital
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