Considerado pela própria Caterham como “o melhor carro de pista” que a marca britânica já fez, o novo Seven 420 Cup é um potente modelo minimalista autorizado para rodar nas estradas da Europa. Sua força vem de um Ford Duratec quatro cilindros de 2,0 litros com cárter seco, que produz 212 cv a giros de 7.600 rpm e torque máximo em 20.73 kgfm a 6.300 rpm.

Veículo minimalista de frente
Imagem: Divulgação/Caterham

Como resultado, a configuração traz uma velocidade máxima em 219 km/h e disparo de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. Essa potência é enviada através de uma transmissão sequencial padrão de seis velocidades operada por uma alavanca ao centro do cockpit.

Há também um pedal de embreagem, que praticamente é dedicado à partida, redução de marchas e manobras em baixa velocidade. Um diferencial mecânico de deslizamento limitado é responsável pela tração traseira, e o 420 Cup traz amortecedores Bilstein que podem ser ajustados em 10 etapas de rigidez por anéis de clique.

Em suas rodas, pneus Avon ZZR de 13 polegadas tocam o asfalto. Um vídeo da Caterham no YouTube mostra o pequeno e potente Seven 420 Cup em ação na estrada e na pista. Confira:

Duas versões do 420 Cup

São duas versões do Caterham Seven 420 Cup, sendo uma delas (SV) mais larga, mais longa e um pouco mais pesada. Seu chassi foi expandido para ajudar a acomodar ocupantes maiores do que os pilotos originais do Lotus Seven (a Caterham surgiu no início da década de 1970 basicamente para continuar a fabricação do design Seven, de Colin Chapman, fundador da Lotus).

Então, para deixarmos tudo registrado aqui sobre as dimensões do potente carrinho da empresa britânica, temos o comprimento em 3.098 mm e 3.327 mm (SV), 1.574 mm e 1.684 mm (SV) na largura e, em altura, 1.089 mm e 1.115 mm (SV). Todo o aumento nas dimensões permite à versão maior do 420 Cup um pouco mais de conforto para pernas e cotovelos dos ocupantes, que ainda assim precisam ter uma certa ginga para entrar por entre os vãos da gaiola do veículo conversível de dois lugares e sem portas.

Piloto dirigindo um 420 Cup da Caterham
Imagem: Divulgação/Caterham

Leve e poderoso

Trazendo um painel de fibra de carbono no interior, o novo Seven possui mostradores tradicionais com os medidores de combustível, temperatura e pressão do óleo deslocados para a frente do passageiro (que podemos ver no lado “contrário” por causa da direção inglesa). Isso em virtude do tamanho minimalista do 420 Cup.

Parte interna do cockpit do novo Seven
Imagem: Divulgação/Caterham

O que justifica a alcunha de um dos carros mais leves do planeta é seu peso bruto, reivindicado pela Caterham em apenas 560 kg (585 kg na versão SV). Sua direção é mais próxima de um kart, inclusive, com o novo Seven conseguindo oferecer grande aderência na pista e bons pontos de resposta e frenagem. A composição minimalista e mais “grosseira” do novo Seven também é percebida na falta de hardware antitravamento dos freios e de sistemas eletrônicos de segurança, porém.

Dois modelos do 420 Cup
Imagem: Divulgação/Caterham

Na Grã-Bretanha, o 420 Cup começa em um valor convertido em cerca de R$ 312 mil nos revendedores da empresa, isso desconsiderando diferenças de impostos ou taxas. O veículo chegará à América ainda este ano, mas somente para uso em pista. Por sua vez, a Caterham Cars foi adquirida em março de 2021 pela VT Holdings, importadora japonesa da marca desde 2009, que também importa carros da Lotus para o Japão.