Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO YouTube pode ter que pagar indenização por upload de conteúdo protegido por...

YouTube pode ter que pagar indenização por upload de conteúdo protegido por direitos autorais

Criador de conteúdo acessando o YouTube pelo celular.

O YouTube, uma das plataformas mais populares do mercado, pode ser obrigado a pagar indenização em caso de upload não autorizado de conteúdo protegido por direitos autorais. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (2) pelo tribunal superior da Alemanha.

Segundo as autoridades, as plataformas digitais devem ser responsabilizadas se não agirem rapidamente para bloquear o acesso de uploads ilegais.

tela de celular com logo do YouTube
YouTube pode ser obrigado a pagar indenização em casos de upload de conteúdo protegido por direitos autorais. Imagem: Chubo – my masterpiece/Shutterstock

Entenda o caso

A decisão envolve outra ação judicial movida por um produtor musical contra o YouTube. A discussão começou quando gravações de um artista que ele detinha os direitos apareceram no serviço do Google mesmo após uma solicitação do seu advogado pedido a remoção dos vídeos.

Também está em discussão no velho continente o que as redes sociais podem fazer para conter essa prática. A princípio, segundo a decisão, as plataformas serão obrigadas a divulgar dados como a identidade e o endereço de e-mail dos usuários que cometerem infrações.

No fim, nenhuma decisão foi tomada em relação à responsabilidade do YouTube em casos como o relatado pelo produtor. Segundo a Reuters, os tribunais inferiores do país vão reavaliar essa diretriz.

O YouTube, por sua vez, informou apenas que confia nos sistemas que desenvolveu para combater a violação de direitos autorais, o que, segundo a plataforma, garante que os detentores recebem a sua “parte justa”.

Vale ressaltar que os criadores europeus travam uma batalha de longa data contra serviços como o YouTube. A ideia é conseguir uma reparação financeira na casa de US$ 1 trilhão por danos gerados pelo compartilhamento de conteúdo não autorizado. 

Via: Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comentários