A HBO Documentary Films divulgou nesta sexta-feira (3) o trailer de “Chernobyl: The Lost Tapes”, novo documentário do canal que irá revelar imagens e entrevistas de pessoas que viveram o que é hoje conhecido como o pior acidente nuclear da história. A série será transmitida pelo canal da emissora e deve chegar na HBO Max (streaming) em 22 de junho. 

Dirigida pelo diretor britânico vencedor do Emmy James Jones, a produção se baseia em arquivos de 36 anos atrás que foram recém-descobertos (como filmagens realizadas no local horas e dias após o acidente). A série também irá detalhar como o governo soviético minimizou a tragédia, diminuindo os fatos para a população, imprensa e mundo, incluindo para os próprios soldados que foram enviados para o local sem saber dos riscos ou o tamanho das consequências. 

Assista ao trailer: 

Em 26 abril de 1986 o reator 4 da usina nuclear de Chernobyl explodiu após uma falha dos operadores da máquina, que descumpriram um protocolo de segurança. O acidente causou um gigantesco incêndio que durou dias e jogou sobre a atmosfera uma elevada quantidade de material radioativo. Novas reações nucleares, inclusive, surgiram no local ainda em 2021. Saiba mais aqui.

De acordo com informações do Collider, estimativas indicam que mais de 200 mil vidas foram perdidas como resultado direto ou indireto do acidente, embora, como a minissérie da HBO aborda, a contagem oficial soviética seja de apenas 31. 

“Chernobyl: The Lost Tapes” (Chernobyl: As Fitas Perdidas em português) não é a primeira produção do canal sobre a tragédia. Há também no streaming a série “Chernobyl”, de 2019, que mostra os eventos antes e durante o acidente. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!