O Mozilla desenvolveu um plugin de tradução offline para seu navegador Firefox, o Firefox Translations. O plugin exige baixar alguns arquivos na primeira vez que o usuário quiser converter um texto de um idioma específico. Mas em vez de enviar as informações para processamento em nuvem, o plugin vai usar os recursos do sistema do usuário para fazer a tradução.
Por enquanto, o plugin só permite fazer traduções entre inglês e outros 12 idiomas: espanhol, búlgaro, tcheco, estoniano, alemão, islandês, italiano, norueguês, bokmal e nynorsk (outras duas línguas norueguesas), persa, português e russo.
Agora, Mozilla e seus parceiros no projeto criaram um programa de treinamento para que voluntários possam ajudar a treinar novos modelos para outras línguas. O Firefox Translations, que é um trabalho em andamento, também está procurando feedback para os modelos existentes.
Vale apontar que o plugin do Firefox ainda fica muito atrás do Google Tradutor, que atualmente oferece tradução para 133 idiomas, incluindo guarani, e também faz traduções offline.
O plugin Firefox Translations é resultado de uma colaboração do Mozilla com o Project Bergamot, financiado pela União Europeia. Segundo o Mozilla, a ideia por trás do plugin é que os dados possam ser traduzidos sem necessidade de serem enviados para uma nuvem, e assim proteger a privacidade do usuário.
“Os mecanismos, modelos de linguagem e algoritmos de tradução precisariam estar e ser executados inteiramente no computador do usuário, para que nenhum dado fosse enviado para a nuvem, os tornando totalmente privados”, disse o Mozilla. Você pode baixar o plugin de tradução offline do Firefox aqui.
Via Engadget
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários