War Thunder é um bem povoado jogo de guerra online que simula combate entre tanques (com diferentes opções de realismo). Como é comum em jogos assim, ele tem um fã-clube fiel e passional. Que está desenvolvendo um hábito peculiar: revelar segredos militares.

Esta semana, um jogador chinês postou no site fotos de documentos militares de seu país, com diagramas para a munição antitanque DTC10-125 APFSDS, que equipa o tanque de batalha principal ZTZ99-III, usado pelo Exército de Liberação Popular – a força terrestre da China.

É o tipo de coisa que pode levar alguém para a cadeia em democracias ocidentais, tanto pior no regime chinês. O que poderia motivar um gesto tão radical assim? Seria a pessoa no forum um espião?

Nada disso: o gamer simplesmente queria que o desenvolvedor mudasse as estatísticas do mesmo tanque para torná-los mais parecido com a realidade. Como esse tipo de detalhe não é público, mas um importante segredo militar que os inimigos adorariam ter em mãos, o jogador decidiu vazar documentos secretos pra provar que o ZTZ-99-III é como ele dizia ser, diferente do representado no jogo.

O gamer possivelmente é de fato do Exército e trabalha com o tanque em questão. Mas o mais estranho de tudo é que ele não está sozinho. Os fóruns de War Thunder já viram outros dois vazamentos de segredos militares.

No ano passado, um outro jogador postou um manual legítimo para o tanque FV4034 Challenger do Reino Unido. O Ministério da Defesa do país foi mobilizado para retirar do ar a imagem. Meses, um outro usuário havia postado diagramas do tanque francês Leclerc.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!