Sábado, Janeiro 18, 2025
spot_img
InícioESTADOExposição Raiz da Trama entrelaça história e cultura através de técnicas ancestrais...

Exposição Raiz da Trama entrelaça história e cultura através de técnicas ancestrais e design contemporâneo

spot_img

A Exposição “Raiz da Trama” aborda o design como instrumento que entrelaça e conta histórias por meio das raízes e da cultura material e imaterial sul-mato-grossense. A coleção é composta por objetos de design produzidos com as técnicas ancestrais que integram o amplo cenário histórico e cultural sul-mato-matogrossense.

As peças serão expostas no Salone del Mobile Milano 2022, que acontece em Milão, na Itália, de 06 a 12 de junho.  Pela primeira vez uma coleção de design criada e produzida no Mato Grosso do Sul irá expor no evento. A tradicional feira acontece há 60 anos, sendo considerada como a maior do gênero no mundo e mostra o que há de mais novo em móveis e design.

O projeto é idealizado e desenvolvido pela arquiteta e especialista em design de móveis Luciana Teixeira e aprovado pelo Fundo de Incentivo Cultural (FIC) da Fundação de Cultura, órgão do governo do Estado do MS. A coleção apresenta objetos de design que transmitem com força elementos gráficos, técnicas e processos que materializam a influência de grupos de nativos e imigrantes que fazem parte do mosaico histórico e cultural do Mato Grosso do Sul, e compõem a natureza brasileira do litoral central.

As peças apresentam as características e tradições do Mato Grosso do Sul através das categorias: Selaria Pantaneira, Trama Étnica, Trama Quilombola, Trançado Guató e Tear Paraguaio. Com uma proposta inovadora, a coleção une tradição e modernidade. A utilização de materiais como couro, cipó, fibra dos aguapés e bambu aliado ao design moderno e às técnicas tradicionais torna única cada uma das peças.

Luciana Teixeira relata que, o projeto é resultado de uma ampla pesquisa que me levou a conhecer os territórios, ouvir sobre os hábitos desses grupos, suas origens e relações, conhecer seus saberes e fazeres, manuais, trançados, tramas e teares que assumem o protagonismo da história, materializada em dezenas de luminárias, pendentes, arandelas e a cadeira que compõem a coleção, as quais contam histórias e eternizam a cultura.

Karina Medeiros de Lima, Secic

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img