Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Vaza design do Polestar 5, versão de produção do conceito Precept da...

Vaza design do Polestar 5, versão de produção do conceito Precept da subsidiária da Volvo

Carro Polestar 5, a versão de produção do conceito Precept

Carro-conceito da Polestar
Imagem: Divulgação/Polestar

Imagens registradas no Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia acabam de trazer luz a um dos veículos elétricos mais aguardados. É o Polestar 5, um fastback esportivo que é a versão de produção do conceito Precept, que deixou alguns queixos caídos em 2020, e é praticamente idêntico a ele.

Alguns sacrifícios foram feitos: ele perdeu os espelhos ultrafinos (provavelmente ilegais na maioria das jurisdições), as cavidades laterais, as portas traseiras que abriam para frentes (famosas portas suicidas) e as rodas descomunais.

Este é o Precept:

Carro-conceito da Polestar
Imagem: Divulgação/Polestar

E este é o Polestar 5:

Render do Polestar 5 registrado no IPIUE | Imagem: reprodução

A produção só deve começar no final de 2023, mas a Polestar deu algumas dicas do que deve estar dentro dele. O carro não está sendo desenvolvido na Suécia nem irá herdar a base dos modelos da Volvo, a empresa matriz da Polestar. É um “Polestar pela Polestar”, criado no Reino Unido, num centro em Warwickshire.

O carro foi anunciado como tendo “nível de supercarro” de firmeza, um bólido esportivo para ficar rente ao chão. Segundo o chefe de pesquisa e desenvolvimento da Polestar Reino Unido, Pete Allen, o carro deve “entregar níveis de dinâmicas entre os melhores da classe, e isso começa com a estrutura”. O 5 terá, “níveis de resistência torsional de fibra de carbono, como um esportivo de duas portas”.

A maioria da estrutura será em alumínio, de forma a combater o peso opressivo das baterias elétricas. Também promete ser imensamente baixo para um carro elétrico: as baterias não vão ficar no chão, como é padrão entre elétricos, mas na frente e atrás, permitindo uma configuração incomum.

O Polestar 5 não deve ser, porém, um esportivo puro. A empresa diz estar tentando encontrar um balanço entre uma direção esportiva e o conforto, sem sacrificar muito de cada lado. A ideia também é que a nova plataforma própria seja usada para modelos diferentes da Polestar no futuro, dando início a uma nova fase, mais independente, para a montadora.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comentários