Além de saber onde um iPhone está, os serviços de localização desempenham outras funções importantes. Como veremos a seguir, alguns recursos do próprio iOS e de vários apps só funcionam graças aos dados informados pelo GPS do aparelho.
Como funciona a localização no iOS?
De início, saiba que o recurso funciona até como guia para ajustes de fuso horário, por exemplo, além de auxiliar no envio de alertas específicos e até para saber qual foi a última localização do seu gadget antes da bateria acabar, o que pode ajudar a encontrá-lo mesmo desligado em caso de perda.
Por padrão, quando são abertos pela primeira vez, todos os aplicativos de terceiros também são obrigados a pedir a sua permissão para acessar os dados de localização, uma forma de garantir um pouco mais de privacidade se o usuário julgar necessário. Quando isso acontece, são exibidas três opções na tela:
Como ativar e desativar o recurso
Se preferir, também é possível alterar o funcionamento dos serviços de localização em todo o sistema. Basta seguir o caminho ‘Ajustes’ > ‘Serviços de Localização’. Por fim, basta ativar (ou desativar) a opção em destaque abaixo.
Importante: tenha em mente que ao fazer isso, o funcionamento de alguns aplicativos pode ficar comprometido! O Waze, por exemplo, não conseguirá acessar a sua localização, bem como aplicativos de mobilidade urbana como o Uber e 99.
Alterar os ajustes de localização por aplicativo
Para alterar as permissões de localização por aplicativo, siga os passos abaixo.
1. Primeiro, siga para ‘Ajustes’ > ‘Privacidade’ > ‘Serviços de Localização’.
2. Em seguida, role com o dedo para baixo até encontrar o app que deseja mudar as opções de localização.
3. Por fim, escolha uma das opções: “Nunca”; “Pedir da Próxima Vez”; “Durante o Uso do App” ou “Sempre”.
Veja também:
Fonte: Olhar Digital
Comentários