Chegou ao fim a sequência incômoda de rodadas sem vitória do Grêmio na Série B do Campeonato Brasileiro. Após uma derrota e quatro empates, o Tricolor voltou a vencer nesta terça-feira, 7, e ainda foi soberano contra o Novorizontino para sair de campo com o 2 a 0 a favor.
A vitória faz o Grêmio se aproximar do G4 da Série B, na quinta posição, com 17 pontos conquistados, um a menos que o Sport, quarto colocado, mas que ainda joga na rodada. Já o Novorizontino perdeu a chance de colar no pelotão de cima e fica no oitavo lugar, com 14 pontos ganhos.
VAR tem trabalho
O domínio do Grêmio nos minutos iniciais do jogo foi enorme, com posse de bola bem maior, marcação alta para recuperar a bola no último terço do campo e uma pressão perto da área adversário. A blitz imposta ao Novorizontino gerou uma ótima chance de abrir o placar aos 8, quando Edilson cruzou da direita, Diego Souza testou para baixo e a bola saiu perto do gol.
Como esperado por aspectos físicos, o Grêmio não conseguiu manter aquela enorme pressão inicial e o Novorizontino saiu das cordas e passou a trocar passes. Apesar disso, o Tricolor seguiu muito mais presente no ataque, só que errando ao tomar decisões. Voltou a finalizar com prigo aos 17, mais uma vez no jogo aéreo, desta vez com Rodrigues, que após cobrança de falta, cabeceou rente à trave.
Aos 24, o Grêmio teve seu primeiro bom lance, quando Janderson fez jogada individual pela direita, rolou para trás e Bitelo bateu forte para boa defesa de Giovanni, que espalmou. Na pressão, o Tricolor seguiu buscando o seu gol. Aos 32, após cruzamento da esquerda, Diego Souza ajeitou de peito e Biel bateu bonito para encontrar a rede. Para azar gaúcho, o gol foi anulado por impedimento.
O Novorizontino começou a gostar do jogo e teve a sua primeira chance clara aos 40, quando Diego Torres achou Ronaldo livre nas costas da zaga, mas ele cabeceou em cima de Gabriel Grando. O Tricolor foi para um abafa final, mesmo sem grande inspiração. Na bola aérea e após análise do VAR teve um pênalti marcado após toque na mão de Rodolfo. Aos 54, Diego Souza não vacilou e abriu o placar.
intertitulo
O Grêmio voltou bem para o segundo tempo e além de manter uma postura ofensiva, ainda conseguiu impedir as subidas em contra-ataque do Novorizontino, que pareceu ser forças para levar perigo. A pressão não estava sendo refletida em chances claras de gol, mas aos 13, a vantagem foi ampliada, quando Bitelo mandou para a área, Biel fez o corta-luz e de frente para o gol, Janderson bateu de peito de pé e marcou.
Pela primeira vez na partida, o Grêmio se retraiu e permitiu que o Novorizontino ficasse com a bola. Com mais espaços para correr e com um ataque rápido, o Tricolor pareceu mais perto do gol do que o adversário. Aos 19, Biel recebeu com campo para correr, abriu na direita para Janderson, que bateu forte e obrigou Giovanni a fazer boa defesa.
O ritmo do jogo caiu, com o Novorizontino já mostando não acreditar tanto em uma possível reação, apesar de ter a bola. O Grêmio seguiu acelerando e aproveitando os espaços em suas transições, mas faltou um último passes mais caprichado para voltar a ter chances claras de gol. Os jogadores que entraram também não conseguiram manter a qualidade ofensiva. O confronto seguiu tranquilo para o Tricolor, que voltou a comemorar uma vitória com o apito final.
Fonte: Ogol
Comentários