Pesquisa realizada em Israel apontou que adolescentes com obesidade possuem maior risco para desenvolver diabetes tipo 1. Já era de saber da ciência que a obesidade poderia contribuir para os riscos de diabetes tipo 2.
De acordo com o estudo, ao analisar cerca de 1,5 milhão de adolescentes israelenses foi possível notar que aqueles que eram obesos tinham duas vezes mais chances de desenvolver diabetes tipo 1 na idade adulta jovem, quando comparados aos que estavam na faixa de peso normal.
O estudo ainda afirmou que aqueles jovens acima do peso tinham um risco 54% maior de desenvolver a doença. “Nosso estudo indica que, na população em geral, a obesidade adolescente está ligada ao diabetes tipo 1 e, portanto, enfatiza a importância de manter um peso saudável durante a infância e adolescência”, disse o pesquisador sênior, Gilad Twig.
O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune e faz acontecer um ataque anormal do sistema imunológico às células produtoras de insulina no pâncreas. Assim como a diabetes tipo 2, a doença faz com que o açúcar se acumule na corrente sanguínea.
A pesquisa ainda não conseguiu determinar o motivo pelo qual a obesidade aumenta os riscos da diabetes tipo 1, mas acredita-se que esse processo tenha relação com a suscetibilidade genética dos pacientes.
Uma das teorias aponta que a obesidade alimenta a inflamação crônica do organismo, o que contribui para a a reação imune anormal da doença.
Fonte: Olhar Digital
Comentários