Antes do sorteio, as oitavas da Copa do Brasil já prometiam muitas emoções, com 14 clubes da Série A e com dois representantes de peso na Série B. Mas o resultado das bolinhas deixou a todos perplexos: quatro clássicos estaduais e um “mini-torneio Rio-Minas”.
Recuperada do susto, a equipe oGol resolveu verificar a história da Copa do Brasil se já tivemos algo parecido nas oitavas de final. A resposta, como era de se esperar, é que não. As oitavas de 2022 já entraram para a história com a quantidade de clássicos.
Retrospecto dos confrontos na Copa
O primeiro confronto a ser sorteado nesta terça-feira foi entre Corinthians x Santos. Um reencontro na Copa do Brasil depois de sete anos. O time santista levou a melhor no clássico, venceu os dois jogos – também nas oitavas de final – e eliminou o rival paulista. Foram os únicos duelos entre os clubes na Copa.
Na sequência vimos logo outro clássico paulista. São Paulo x Palmeiras só se enfrentaram em uma Copa do Brasil, em 2000, e nas quartas de final. Foram duas vitórias tricolores, com 100% de aproveitamento até aqui no confronto na Copa.
Não contente, o sorteio tratou de marcar um clássico também no Nordeste. Fortaleza x Ceará vão se enfrentam também pela segunda vez na Copa. Em 2021, o Leão levou a melhor com uma vitória e um empate.
Para finalizar a chuva de dérbis, Atlético Goianiense x Goiás. A dupla goiana pode estar mais que acostumada a se cruzar no estadual, mas nunca se encontrou na Copa do Brasil.
O torneio RJ-MG tem dois confrontos de muito peso. A começar por Fluminense x Cruzeiro, no reencontro do ídolo Fábio com o time celeste. No histórico da Copa foram dois encontros, em 2006 e 2019. O Flu venceu o primeiro e o time celeste o segundo (nos pênaltis). Foram duas vitórias e dois empates no tempo regulamentar.
Como a rivalidade nem sempre é limitada aos estados, temos um Atlético x Flamengo para colocar ainda mais fogo nas oitavas de final. Rivais históricos, Galo e Rubro-Negro também se enfrentaram em duas Copas, com resultados opostos. Em 2006 o Fla eliminou o time mineiro nas quartas de final, e terminou campeão. Em 2014 o Atlético deu o troco nas semifinais, e também acabou campeão. Foram Duas vitórias rubro-negras, uma atleticana e um empate.
Para finalizar o mini-torneio interestadual temos um América x Botafogo. Um duelo inédito na Copa do Brasil.
Por fim, um Athletico Paranaense x Bahia, marcando a terceira vez que os dois clubes se encontram em oitavas de final. O Furacão se classificou nos dois embates anteriores, com duas vitórias e dois empates no agregado.
Fonte: Ogol
Comentários