A Volkswagen oferece uma quantidade realmente enorme de tons e cores para a pintura de seus variados modelos de carros. Segundo estudos da montadora alemã, a cor é o elemento do veículo mais provável para provocar alegria e emoção nos consumidores.

Um dos exemplos mais importantes sobre a atenção dada pela empresa nesse sentido é o programa Volkswagen Spektrum, anunciado em 2018 e voltado para o Golf R 2019. A partir dele, os clientes americanos da marca poderiam escolher entre 40 cores de pedidos personalizados, além das cinco cores padrão, variando de Nogaro Blue Pearl e Violet Touch Metallic, a Caribbean Green e Copper Orange Metallic.

Nesse sentido, temos que as ofertas de tons da montadora se destacam em relação às outras principais empresas do ramo. Mesmo as cores mais suaves do catálogo Spektrum conseguem se destacar quando colocadas junto à maioria dos veículos das demais marcas nas ruas.

As 40 opções de cores para o Golf R 2019
As 40 opções de cores e tons para o Golf R 2019 sob o programa Volkswagen Spektrum – Imagem: Divulgação/Volkswagen

Sabendo quais são as melhores cores

O processo de seleção de uma paleta de cores para veículos Volkswagen começa com a pesquisa. Para desenvolver os esquemas de tons exclusivos, a montadora “vai direto à fonte”: sua equipe de pesquisadores projeta uma série de perguntas para consumidores e entusiastas de automóveis sobre preferências de cores, além de como a cor afeta a resposta emocional. Outras áreas comuns de inspiração incluem tendências em roupas, design de interiores, cosméticos e arquitetura.

As informações coletadas acabam diretamente ligadas aos projetos de veículos da Volkswagen. Por exemplo, o elétrico ID.4 está disponível na cor Dusk Blue (azul crepúsculo), que é um pouco mais clara que a maioria dos azuis escuros. De acordo com as pesquisas da montadora, esse tom meio sombreado ajuda a “induzir sentimentos de serenidade, calma e segurança”.

Nomes se dão às cores

Por sua vez, o “Sandstorm Yellow” do Beetle Dune 2016 tem uma tonalidade muito mais dourada do que o amarelo padrão, “evocando riqueza e calor”. A Volkswagen traz o mesmo nível de cuidado para a nomeação das cores (igual faz para a criação delas). Os designers pensam profundamente sobre que tipo de imagem que o nome irá evocar. O nome provocará alegria? O nome parecerá tão único quanto as cores?

O “Pomelo Yellow”, uma cor popular para o Golf GTI 2022, por exemplo, é uma cor cítrica que fez os designers se lembrarem da fruta pomelo, ancestral da toranja (fruta “parente” da laranja). Enquanto isso, a ID. Buzz passou boa parte do período pré-lançamento sendo apresentada em teasers sob uma pintura “arco-íris”, bem chamativa. Após seu lançamento, 11 opções de tonalidade estão disponíveis, inclusive com o comprador podendo escolher dois tons na parte externa da Kombi elétrica.

Sem cor para (re)vender melhor?

Entretanto, mesmo com as montadoras oferecendo as mais variadas cores para seus novos veículos, a maioria dos carros que saem das concessionárias não tem cor. Isso conforme um estudo recente da americana Axalta Global Automotive. Para termos ideia, em 2021, branco, preto e cinza (que não são realmente cores) foram as tonalidades automotivas mais populares no mercado mundial.

Segundo o Relatório de Popularidade de Cores da empresa de revestimentos automotivos, presente em mais de 130 países, 35% dos carros do mundo são brancos, 19% são pretos, 19% são cinza e 9% são prateados. Muito dessa preferência entre os clientes tem a ver com uma espécie de “efeito Tostines”: carros sem cor vendem mais porque é mais fácil revender um carro sem cor. É um raciocínio circular, sem nenhuma causa além dele próprio, mas é a realidade no Brasil e no mundo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!