Apesar de muitos deles passarem batido no dia a dia, os símbolos existentes nos carregadores, baterias e outros produtos eletrônicos têm uma grande importância para assegurar a qualidade. Afinal, muitos deles representam certificações que garantem qualidade e também trazem informações relevantes para auxiliar os consumidores. Conheça alguns deles!
Certificação FCC
Presente na maioria dos produtos eletrônicos, essa certificação é concedida pela Comissão Federal de Comunicações (Federal Communications Commission – FCC).
Trata-se do órgão responsável pela regulamentação de telecomunicações dos Estados Unidos, o que inclui rádio, televisão, câmeras digitais, Bluetooth, dispositivos wireless e muitos outros que utilizam radiofrequência.
A certificação é uma garantia de que o produto foi testado e está dentro dos padrões de radiação ionizante, exigidos pela FCC.
Certificação CE
Quando um produto apresenta a CE é porque ele está autorizado a ser comercializado na Área Econômica Europeia (EEA).
A CE é uma marcação que atende aos altos requisitos de segurança, saúde e proteção exigidos pelo Comitê Europeu e tem reconhecimento mundial.
Para obtê-la, é preciso passar por avaliações e qualificações dentro dos padrões de qualidade exigidos pela Comissão. Além dos padrões de segurança, a CE contribui com a concorrência leal, pois todas as empresas são avaliadas pelos mesmos parâmetros.
RoHS
A Restrição de Determinadas Substâncias Perigosas (RoHS) demonstra que o produto contém seis substâncias que fornecem perigo ao ser humano. São elas: chumbo, mercúrio, crômio hexavalente, éteres de difenilos polibromados e bifenilos polibromados.
No caso dos importados da China, a marcação RoHS sinaliza que os produtos fabricados após 01 de Julho de 2016 estão em conformidade com os parâmetros estipulados para a proteção da saúde humana.
Anatel
A homologação Anatel é necessária para produtos de telecomunicações no Brasil. O selo significa que houve testes e certificação dentro das normas brasileiras, tendo compatibilidade com o sistema existente no país.
Além disso, garante que o produto segue padrões de qualidade, segurança de uso e funcionalidades obrigatórios para a comercialização em território brasileiro. O número de identificação fica impresso tanto no produto quanto na embalagem.
Via: Universo iWill
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários