A Nimbus, uma startup americana de veículos elétricos, está desenvolvendo um pequeno modelo de três rodas voltado para a combinação entre a conveniência e o custo de uma motocicleta com a segurança e o conforto de um carro. Em um formato de cápsula, suas medidas estão em 2.300 mm de comprimento e 860 mm de largura, a partir de aço de alta resistência com revestimento termoplástico.
Tais proporções fazem com que o Nimbus One de dois lugares seja de três a cinco vezes menor que um carro compacto, segundo a empresa. Ou seja, este acaba sendo um veículo mais fácil de estacionar e de rodar pelo trânsito urbano, de uma maneira elétrica e ligeira – sua velocidade máxima é de 80 km/h.
Inclinando como uma motocicleta
Conforme informa o site oficial da Nimbus, o One é capaz de um disparo de 0 a 80 km/h em 3 segundos, podendo se inclinar como uma motocicleta ou scooter, devido a sua tecnologia de inclinação proprietária – contando com a segurança de um airbag frontal. Sua bateria removível de 9 kWh tem um alcance urbano de 150 km e um tempo de carregamento de 5,4 horas em energia doméstica – podendo ser de 1,2 horas em um carregador com capacidade de carga rápida.
O interior minimalista do Nimbus One inclui uma tela de exibição, alto-falantes conectados por Bluetooth, vidros elétricos, carregador rápido de telefone, aquecimento e ar condicionado opcional. O veículo também possui sistema de aviso de colisão frontal, e recursos adicionais podem ser enviados a ele com atualizações pelo ar, de acordo com a empresa.
Nimbus One por assinatura
Todas essas funções, incluindo direção, frenagem e velocidade do veículo, podem ser controladas pela unidade central do Nimbus e acessadas via API, tornando cada unidade altamente compatível para um programa de compartilhamento de veículos. Suas pré-encomendas acabaram de ser iniciadas, havendo test drive oferecido aos clientes corporativos programado para dentro de um mês.
Cada reserva do Nimbus One custa US$ 100 (R$ 488 hoje, 8), com possibilidade de cancelamento sem problemas e reembolso total. Os veículos em si custarão cerca de US$ 9.980, mas a empresa também pretende oferecê-los como serviço de assinatura por US$ 200 por mês. Em conversões diretas, desconsiderando diferenças de impostos ou taxas, temos R$ 48.758 na compra e R$ 977 na assinatura.
A Nimbus precisará levantar outra rodada para chegar à produção. Suas expectativas estão em US$ 20 milhões em ações e US$ 10 milhões em dívidas para sua Série A, fora a busca por um investidor estratégico.
Fonte: Olhar Digital
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