Segundo a Comissão Europeia, o WhatsApp tem até julho para provar que a sua nova política de privacidade, que começou a valer em janeiro do ano passado, está de acordo com a lei de defesa do consumidor vigente na UE.
A notícia foi confirmada pelas autoridades do velho continente nesta quarta-feira (8). Segundo a Organização Europeia do Consumidor e a Rede Europeia de Autoridades do Consumidor, o aplicativo de mensagens da Meta não explicou as mudanças em linguagem “clara e inteligível”, o que pode gerar dúvidas nos usuários do serviço.
“O WhatsApp deve garantir que os usuários entendam com o que estão concordando e como seus dados pessoais são usados para fins comerciais, em particular para oferecer serviços a parceiros comerciais”, afirmou o chefe de justiça da Comissão, Didier Reynders, em comunicado.
Segundo a Reuters, a empresa pode sofrer punições econômicas se for comprovado que descumpriu a lei.
WhatsApp já recebeu notificação pelo mesmo motivo
Vale ressaltar que outro órgão que também conta com o apoio do poder executivo da UE, a Rede de Cooperação em Defesa do Consumidor, já havia entrado em contato com o WhatsApp em janeiro deste ano pedindo explicações sobre a atualização mais recente das suas diretrizes de privacidade.
A Meta, por sua vez, enviou uma resposta no mês de março, que, segundo os reguladores, não foi nada convincente. O que também motivou o envio de uma nova notificação dos reguladores nesta quarta-feira (8).
A empresa afirma que responderá à solicitação no prazo previsto. “Nossa atualização de 2021 não mudou nosso compromisso com a privacidade do usuário ou a maneira como operamos nosso serviço, incluindo como processamos, usamos ou compartilhamos dados com qualquer pessoa, incluindo a Meta”, disse um porta-voz do WhatsApp.
Via: Reuters
Fonte: Olhar Digital
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