O atacante Stiven Mendoza se notabilizou no futebol brasileiro pela velocidade, tanto é que foi apelidado de “Speed”. Chegamos em 2022, e o colombiano do Ceará segue veloz, mas também se descobriu goleador.
Com dois tentos de Mendoza, o Vozão voltou a vencer o América Mineiro depois de sete anos, e pôs fim à invencibilidade do Coelho atuando em casa no Brasileirão. A última derrota havia sido em agosto do ano passado, contra o Bragantino.
Agora, o Ceará está há nove jogos sem perder e muito disso se deve ao ótimo desempenho de Speed Mendoza no período. São cinco gols nos últimos cinco jogos, e nove tentos nos últimos dez confrontos em que o jogador entrou em campo.
O colombiano já soma 15 gols em 29 jogos na temporada, uma média de 0,52 gol/jogo, chegou à vice-artilharia do Campeonato Brasileiro, com seis gols, e também é o segundo principal goleador da Copa Sul-Americana, com cinco.
Goleador estrangeiro no Brasileirão
Nesse momento, o argentino Jonathan Calleri, do São Paulo, é o artilheiro do Campeonato Brasileiro, com oito tentos. Além da ascensão de Mendoza, o atacante Germán Cano, do Fluminense, também entrou na briga pela artilharia e soma os mesmos seis tentos de Mendoza.
Desde o início da era moderna do Brasileirão, em 1971, somente em uma oportunidade um jogador de fora do Brasil fechou a disputa como artilheiro, ainda que de forma dividida.
Na disputa de 1972, o uruguaio Pedro Rocha, à época no São Paulo, foi o principal goleador do Brasileiro ao lado de Dadá Maravilha, do Atlético Mineiro. Ambos anotaram 17 gols na disputa.
(13)
Fonte: Ogol




Comentários