O grupo Volkswagen fez sua primeira aparição oficial no TikTok nesta sexta-feira (10) com uma campanha chamada “Newauto”. Os vídeos do canal, que têm como público-alvo um consumidor mais jovem, buscam explicar as mudanças pelas quais a montadora vem passando para se adaptar à indústria da eletromobilidade no futuro.
Com a presença no TikTok, a Volks quer alcançar a chamada “geração Z” — ou os “nativos digitais”, pessoas nascidas entre 1995 e 2010 —, abordando temas como descarbonização, economia circular, baterias, softwares automotivos e tecnologias de carregamento. Por meio do canal, a montadora alemã tentará mostrar o caminho que quer seguir no futuro, com foco na emissão zero de carbono e condução autônoma.
“Estamos vivendo a maior transformação da história do carro. Isso significa novas áreas de negócios e disrupção. Então, em vez de dizer: a estratégia é muito complexa para uma plataforma como o TikTok, estamos simplesmente indo em frente e experimentando”, explica Michael Manske, CEO de comunicações digitais da Volkswagen.
Nos últimos 12 meses, a montadora expandiu a interação com os fãs em redes sociais como Twitter, LinkedIn, Reddit e TikTok — tanto na Europa quanto nos EUA. Para o mercado chinês, a comunicação será via Weibo.
Público do TikTok tem alto interesse em tecnologia
A escolha de temas da Volkswagen no TikTok foi pautada por um estudo que verificou o alto interesse do público na plataforma por tecnologia. De acordo com a pesquisa, 77% dos entrevistados disseram ter curiosidade no tema, enquanto 51,9% se disseram preocupados com questões ambientais.
A montadora alemã também quer atingir o público do TikTok usando funcionários como criadores de conteúdo para conferir maior credibilidade e originalidade. A empresa pensa em uma abordagem para a plataforma que relacione o trabalho com toques de entretenimento e humor. Segundo a pesquisa da Volks, 40% dos usuários no TikTok gostam de assistir a vídeos sobre bastidores de empresas.
Crédito da imagem principal: Reprodução/TikTok/Volkswagen
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários