A holandesa Lightyear acaba de revelar o modelo de produção de seu carro elétrico solar, denominado Lightyear 0 (e deixando de lado o nome Lightyear One, que vinha sendo adotado). Em sua atual composição, o veículo conta com mudanças de estilo significativas por dentro e por fora, e suas especificações finais também foram apresentadas.
Apesar de trazer uma bateria de 60 kWh integrada, o Lightyear 0 foi desenvolvido para fazer um grande uso de energia solar em seu carregamento. Seu alcance WLTP é registrado em 625 km, com os cinco metros quadrados de painel fornecendo um alcance adicional de 70 km por dia em condições ideais – ou até 11.000 km por ano (segundo a empresa, em hipotéticos 365 dias ensolarados).
Até meses sem recarregar na tomada
A partir do potencial do teto solar sob design de curva dupla, a Lightyear diz que o carro roda por semanas (até meses) sem recarregar na tomada. Em climas nublados, com base no deslocamento médio de cerca de 35 km por dia, o veículo pode ficar até dois meses sem se conectar à rede elétrica. “Nos países mais ensolarados, isso pode levar até sete meses”, diz a nota oficial da empresa.
Seu consumo de energia é de 10,5 kWh a cada 100 km – o coeficiente de arrasto do carro é de apenas 0,19 – e, com relação a carregamento, o alcance por hora do Lightyear 0 é de 32 km em uma tomada doméstica comum. Esse valor pode ser de até 520 km em dispositivos de carga rápida.
Material sustentável por dentro do Lightyear 0
Em uma estrutura pesando 1.575 kg, desenvolvida com fibra de carbono recuperada, suas medidas são de 5.083 mm x 1.972 mm x 1.445 mm. Já a nível de desempenho, o Lightyear 0 oferece um disparo de 0 a 100 km/h em 10 segundos, com uma velocidade máxima de 160 km/h. Sua tração é integral, havendo um motor em cada roda.
Para beneficiar a aerodinâmica, o veículo traz câmeras no lugar dos espelhos externos. Por dentro, o carro solar traz material de couro à base de plantas, tecidos de garrafas PET e outros componentes ecologicamente sustentáveis, além de uma tela de infotainment medindo 10,1 polegadas, sensível ao toque e compatível com Android Auto.
A Lightyear já está recebendo pedidos para seu veículo elétrico solar, que entrará em produção na Finlândia em setembro, com as primeiras entregas previstas para novembro na Europa. Os preços começam em € 250.000, que seriam mais de R$ 1,3 milhão hoje (10), desconsiderando as diferenças de impostos ou taxas. A Lightyear também deve lançar um modelo menor (Lightyear Two) por volta de 2025.
Fonte: Olhar Digital
Comentários