A versão paga do Telegram chegará ainda em junho, de acordo com o fundador da empresa, Pavel Durov. A notícia foi dada por Durov em um post publicado nesta sexta-feira (10) em seu canal na plataforma.

Embora não tenha esclarecido o que muda exatamente com a assinatura, a mensagem de Durov sugere que os vazamentos desta semana estão certos – pelo menos em parte. No texto, o fundador disse que estarão disponíveis “novos recursos” e “velocidade”.

Com isso, aumenta a expectativa de que recursos vistos na versão beta sejam realmente apresentados aos assinantes, como a capacidade de fazer upload de arquivos maiores (de até 4GB) e o acesso a adesivos e reações exclusivos.

Além disso, o Olhar Digital destacou outros recursos extras da assinatura Premium do Telegram vistos na versão beta:

Em sua declaração, Durov explica que a experiência dos usuários gratuitos não será prejudicada. Além de continuar a ter acesso aos recursos já disponíveis, esses usuários também se beneficiarão de algumas novidades Premium no que diz respeito a poder ver os arquivos maiores enviados pelos assinantes e também interagir com as mesmas reações exclusivas.

As contas Premium do Telegram são uma forma de diminuir alguns custos da empresa ao oferecer novos recursos. Isso porque, segundo Durov, o Telegram já disponibilizava limites altos gratuitamente em tamanhos de arquivos, bate-papos e mídia.

“O problema aqui é que se nós removêssemos todos os limites para todo mundo, nossos custos com servidores e tráfego seria incontrolável. Assim, infelizmente, a festa acabaria para todo mundo”, escreveu.

A assinatura do Telegram Premium indica também um esforço da empresa em criar um escalabilidade do negócio sem que para isso tenha que apostar em mais anúncios nos canais públicos – que Durov destacou como uma iniciativa bem sucedida.

“Acredito que o Telegram deve ser financiado principalmente por seus usuários, não por anunciantes. Desta forma, nossos usuários sempre serão nossa principal prioridade”, concluiu.

Via The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!