A Universidade de São Paulo (USP) será a primeira universidade pública do Brasil a ter uma sala de aula virtual dentro do metaverso. O projeto interdisciplinar é uma parceria entre a instituição de ensino e a Radio Caca, e deve proporcionar um ecossistema on-line e 3D que combina uma série de ambientes virtuais.
A entrada da USP no metaverso será coordenada pela Escola Politécnica da universidade e deve ser usado para a condução de pesquisas sobre aplicações práticas e aspectos técnicos, econômicos e legais do ambiente virtual. A intenção do projeto é a construção de uma “réplica da USP” dentro do universo digital.
Um ambiente aberto para todos
De acordo com o professor do Departamento de Engenharia da Computação, Marcos Simplício, o projeto deve proporcionar um ambiente em que será possível ver o que acontece dentro da instituição em termos de pesquisa. Além de ter acesso com o que é produzido, também será possível interagir com as pesquisas. O Metaverso da USP será aberto para qualquer pessoa.
Do ponto de vista do ensino, uma das opções que deve ser testada é a aula no metaverso, que seria uma substituta da aula por videoconferência, que foi a opção adotada durante a pandemia da Covid-19. Para tornar isso possível, serão trabalhados aspectos técnicos, como a modelagem 3D.
Outros projetos
Um outro projeto, este comandado pelo professor Almir Almas, da Escola de Comunicações e Arte (ECA), envolve construir um memorial dentro do ambiente virtual. O objetivo é ajudar os alunos e docentes a lidar com o luto, de modo especial, parentes e amigos de vítimas da Covid-19, que não tiveram uma despedida adequada.
Em relação às regras de convivência, os pesquisadores estão pensando em formas de impedir ataques verbais e outras violências comuns no ambiente virtual. De acordo com Simplício, esta é uma questão que está em discussão, e, no momento, o grupo está buscando pesquisadores interessados no metaverso para construir projetos pilotos.
Via: Jornal da USP
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários