Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
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Audi patenteia “capa inteligente” para esconder faróios como parte da carroceira

Farol de um carro da Audi

Patente da Audi mostra como funcionaria tecnologia dos faróis “inteligentes”
Patente da Audi mostra como funcionaria tecnologia dos faróis “inteligentes” (Reprodução/Escritório Alemão de Patentes e Marcas)

Ícones de sofisticação nos anos 1960 e 1970, os faróis escamoteáveis — ou “pop-up” — saíram de cena quando foram considerados perigosos demais para a segurança de pedestres e, hoje em dia, tornaram-se praticamente ilegais. No entanto, uma patente recém-registrada pela Audi no DPMA (Escritório Alemão de Patentes e Marcas, na sigla em alemão) tenta renovar o elemento estético.

Na patente, a Audi afirma que seria possível usar uma espécie de capa “inteligente” para emular o mesmo efeito dos faróis retráteis. A capa seria fixada de forma permanente no farol, mas teria a capacidade de alternar entre estados opacos e transparentes utilizando películas comutáveis elétricas — ou “inteligentes”, como a montadora menciona no registro. Isso poderia ser usado para simular a cor da carroceria ou dos para-choques.

Adaptando o recurso a um carro moderno como o Audi RS e-tron GT, as capas dos faróis ficariam transparentes quando eles estivessem ligados, permitindo a passagem de luz, e dariam um aspecto de luxo ao veículo quando desligadas.

Patente da Audi mostra como funcionaria tecnologia dos faróis “inteligentes”
Patente da Audi mostra como funcionaria tecnologia dos faróis “inteligentes” (Reprodução/Escritório Alemão de Patentes e Marcas)

Pelo bem da estética

A Audi ainda tem outras ideias. Em vez de adaptar a tecnologia à carcaça inteira, a montadora sugere na patente que apenas partes do farol utilizariam o recurso. A área ao redor dos indicadores/piscas, por exemplo, seria coberta para permitir apenas a emissão da luz branca.

Isto é, quando o carro fizesse uma curva, os faróis baixos e as luzes DRL seriam escurecidos para que apenas a luz âmbar brilhasse com nitidez. Isso melhoraria a visibilidade e a segurança, embora a Audi demonstre, na documentação, que esteja mais preocupada com detalhes estéticos.

“Hoje, nas barras de luz, uma pluralidade de cores pode ser representada”, diz o texto. “Porém, se duas cores são exibidas uma ao lado da outra, sempre há uma curva de tons. Isso não parece preciso. Ou, se uma região na faixa de luz está acesa e outra emerge, um perfil de brilho se abre na fronteira entre elas.”

Ou seja, pelo texto da patente, a Audi quer uma aparência mais limpa para as barras de iluminação, possibilitando uma assinatura mais definida. De qualquer forma, como se trata de uma patente, não há previsão de quando a montadora utilizará o recurso em algum carro. Esperemos que a implementação não seja cara, uma vez que os potenciais benefícios do design seriam interessantes.

Crédito da imagem principal: Veyron Photo/Shutterstock

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Fonte: Olhar Digital

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