A Food and Drug Administration (FDA) apontou no domingo (12) que as vacinas para crianças menores de cinco anos da Pfizer parecem ser seguras e eficazes. Revisado pela reguladora, os dados esperam agora a avaliação de especialistas externos que votarão, na quarta-feira, se as injeções estão prontas para aplicação nos 18 milhões de bebês e crianças pré-escolares dos EUA. 

De acordo com o Medical Xpress, crianças menores de 5 anos são o único grupo ainda não elegível para a vacinação de Covid-19 nos EUA. Na semana passada, o FDA também publicou considerações referente aos imunizantes da Moderna para crianças menores de 6 anos. Se o produto de ambas as empresas for liberado pelos reguladores, as vacinações poderão começar já na próxima semana. 

Covid-19: vacina da Pfizer para crianças menores de 5 anos é eficaz e segura, diz FDA. Crédito: Alexxndr/Shutterstock

De acordo com os resultados dos testes, a vacina da Pfizer administrada com três doses demonstrou ser 80% eficaz na prevenção da Covid-19 sintomática. Já duas doses da Moderna alcançaram cerca de 40% a 50% de eficácia na prevenção de infecções leves.  

Vale ressaltar que o estudo da Pfizer ainda está em andamento podendo ter alterações nos números. Além disso, ela e a Moderna foram testadas em momentos diferentes da pandemia, quando outras variantes estavam circulando. 

Votação das vacinas na quarta-feira (15) 

O painel agendado para quarta-feira (15) irá, junto com especialistas, debater os dados de ambas as empresas antes de votar. A FDA não é obrigada a seguir as recomendações do grupo, mas o processo é visto como um passo fundamental na verificação pública das injeções. É esperado que logo após a reunião a reguladora já tenha uma decisão. 

Além disso, o Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) também devem analisar quais bebês deverão receber as doses e quantas serão necessárias. 

Segundo levantamento da FDA, embora apenas 3% dos casos de Covid nos EUA sejam entre crianças de 6 meses a 4 anos, as taxas de hospitalização e mortalidade nesse grupo são mais altas do que as de crianças mais velhas, reforçando a necessidade e urgência da vacina para o grupo. 

Segundo as autoridades de saúde dos EUA, mais de 30 mil crianças americanas com menos de 5 anos foram hospitalizadas com Covid-19 e quase 500 mortes foram relatadas nessa faixa etária.