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Dona do TikTok se prepara para investir ‘toneladas de dinheiro’ em realidade virtual

Logotipo do aplicativo TikTok na tela de um celular e o logotipo da empresa ByteDance ao fundo

A empresa que controla o TikTok, a chinesa ByteDance, se prepara para explorar um nicho dominado pela Meta nos EUA: o de produtos relacionados à realidade virtual.

Segundo informações do Protocol, a companhia começou a reforçar o time de profissionais da startup Pico no país, cuja especialidade são os óculos de RV. A ideia é licenciar e comercializar o hardware da marca chinesa também no mercado americano.

óculos realidade virtual simulador
ByteDance se prepara para competir com a Meta no mercado de headsets de realidade virtual nos EUA. Imagem: franz12/Shutterstock

Atualmente, a Pico oferece mais de 40 vagas na Costa Oeste dos Estados Unidos. Entre as posições disponíveis estão a de chefe de Estratégia de Jogos VR, um chefe de Ecossistema de Conteúdo e um gerente de operações. Também há uma série de funções mais técnicas disponíveis, a maioria relacionada ao desenvolvimento de hardware e software voltados para realidade virtual.

A própria ByteDance também começou a transferir funcionários americanos do TikTok para a Pico, entre eles está a executiva de desenvolvimento de negócios Sally Wang. Até então, a Pico tinha uma pequena equipe nos EUA e atuava principalmente com vendas corporativas fora da China.

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Investimento pesado

Além de contratar novos talentos, a ByteDance também está se aproximando de especialistas em conteúdo de RV para investir o que uma das fontes descreveu como “toneladas de dinheiro” em jogos e experiências diferenciadas.

Vale lembrar que entre diversas startups chinesas, a Pico foi uma das que se destacou com ideias promissoras no campo de RV. A aquisição da empresa pela ByteDance em agosto de 2021 vai facilitar a chegada dos produtos da marca no varejo ocidental. 

Por ora, ainda é difícil definir se há chance de competir com nomes como dispositivos como o Quest 2, que conta com o apoio financeiro da gigante Meta. O headset mais recente apresentado pela startup chinesa foi o Neo 3 Link, que desembarcou na Europa em maio deste ano.

Como contexto, segundo estimativas da IDC, a Meta vendeu quase 15 milhões de unidades do Quest 2 desde o lançamento do produto no fim de 2020, posicionando a empresa de Zuckerberg no mesmo patamar de vendas dos consoles. Uma das razões para o sucesso do gagdet é a sua faixa de preço: US$ 299. O Neo 3 Link da Pico, por sua vez, sai por cerca de US$ 470, bem acima do valor do rival.

Suas especificações, no entanto, são bastante semelhantes às do Quest 2 de 256 GB que custa US$ 399. Ambos têm o mesmo armazenamento, resolução de 1832×1920 por olho e o chip Snapdragon XR2. O Neo 3 Link sai na frente a presença da conexão DisplayPort em vez de USB-C, permitindo uma qualidade de imagem superior ao conectar o headset no PC.

Ao que parece, a ideia é posicionar o Neo 3 Link como uma opção intermediária para usuários que não querem gastar US$ 1 mil no Index, o dispositivo de RV da Valve, ou US$ 799 no HTC Vive Pro 2.

Via:Protocol, The Verge

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Fonte: Olhar Digital

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