A pandemia de Covid-19 fez as plataformas de videochamadas se tornarem muito populares e, desde então, diversos recursos estão sendo adicionados nos aplicativos visando melhorar sua usabilidade.  

Recentemente, a Microsoft, empresa dona do Teams, anunciou que vai começar a utilizar inteligência artificial (IA) para melhorar a qualidade das ligações e até mesmo impedir as interrupções que se tornaram comuns neste tipo de reunião on-line, como aqueles momentos em que duas pessoas começam a falar juntas.  

A empresa está usando modelos de aprendizado de máquina para melhorar a acústica das salas. “Embora tenhamos tentado o nosso melhor com o processamento de sinal digital para fazer um bom trabalho no Teams, agora começamos a usar o aprendizado de máquina pela primeira vez para criar cancelamento de eco, onde você pode realmente reduzir o eco de todos os diferentes dispositivos”, explicou o gerente do programa principal para conversação inteligente e nuvem de comunicações da Microsoft, Robert Aichner, em entrevista ao portal The Verge.  

Os novos recursos estão sendo testados há meses. A empresa chegou a utilizar 30 mil horas de fala para ajudar a treinar seus modelos, além de ter simulado mais de 100 mil salas diferentes para verificar a capacidade de cancelamento de eco.  

De acordo com a empresa, as melhorias foram surpreendentes e podem ser conferidas no vídeo abaixo:  

Por ora, a Microsoft está trabalhando para levar essas melhorias baseadas em IA ao Teams, levando o processamento para os dispositivos clientes, em vez da nuvem. “Dissemos que queremos fazer isso no cliente, porque a nuvem ainda é cara se você quiser fazer todas as chamadas processadas na nuvem… e obviamente teríamos que repassar esse custo para o cliente”, explica Aichner. 

Via: The Verge