No último domingo (12), a startup Astra falhou no lançamento de um foguete que deveria colocar satélites meteorológicos da NASA na órbita baixa da Terra. Poucos minutos após a decolagem, o estágio superior do foguete desligou de forma prematura e a carga, que estava anexada no segundo estágio, caiu sem impulso. Essa foi a segunda tentativa fracassada de lançamento da empresa.
A agência espacial confirmou que perdeu dois dos seis satélites de monitoramento meteorológico que pretende lançar. Chamados de TROPICS, os pequenos satélites foram projetados para estudarem tempestades.
Em nota divulgada pouco tempo após a falha, a Astra confirmou o fracasso da operação e informou que mais detalhes sobre o problema devem ser divulgados em breve. “Tivemos um voo nominal de primeiro estágio. O estágio superior desligou mais cedo e não entregamos as cargas em órbita”, disse a empresa.
“Nós compartilhamos nossos arrependimentos com a NASA e a equipe de carga útil. Mais informações serão fornecidas após concluirmos uma revisão completa dos dados”, completa a nota.
Satélites Meteorológicos
Não há confirmação sobre o que ocorreu com os satélites perdidos. No entanto, o astrofísico Jonathan McDowell, do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, disse que a carga deve ter caído no oceano atlântico após o corrico. “Veículos e cargas devem ter caído no Atlântico alguns minutos depois”, explicou.
“Estou confiante de que no futuro teremos sucesso em usar essa valiosa capacidade de lançamento para explorar o desconhecido e dar aos outros a mesma oportunidade de inspirar o mundo através da descoberta”, disse Thomas Zurbuchen, cientista associado da NASA, em comunicado sobre a empresa.
Mais um erro em lançamento da Astra
O lançamento ocorreu em Cabo Canaveral, na Flórida, e foi a segunda tentativa fracassada da Astra no local. Na primeira vez, em fevereiro, a startup realizou uma missão para tentar entregar cargas de clientes da Spaceflight Inc no espaço. Na ocasião, o primeiro estágio também voou sem problemas com a queda acontecendo no segundo.
A Astra promete lançamentos baratos (para os padrões espaciais) de qualquer parte do mundo. O foco da empresa é em lançamentos de equipamento menores, como os pequenos satélites de monitoramento meteorológico da NASA.
Fonte: Olhar Digital
Comentários