As autoridades de saúde da China iniciaram, nesta segunda-feira (13), novos testes de Covid em massa após um surto de casos que teria começado em um bar em Chaoyang, no centro da cidade de Pequim – uma das regiões mais populosas do país. Segundo informações do UOL, 183 pessoas de uma mesma casa noturna contraíram o vírus.
De acordo com o site, foi constatado que um homem foi a várias boates da região sem apresentar um teste de PCR válido antes e depois de ter tido febre, o que pode ter iniciado o contágio. O bairro de luxo, considerado um centro comercial, possui 3,5 milhões de habitantes e funcionários.
Surto e flexibilização na China
A China reabriu seus restaurantes, bares e academias há pouco tempo. Tanto Xangai quanto Pequim enfrentaram uma forte restrição devido ao avanço da Ômicron e a política “Covid zero” do país – que exige quarentenas para pessoas positivas para Covid-19, confinamentos e testes obrigatórios de PCR.
Com o novo surto, as autoridades chinesas voltaram a ordenar o fechamento dos bares, restaurantes e boates em diversas partes da cidade, incluindo Chaoyang. A abertura das escolas das regiões que estava prevista para hoje também foi adiada.
Quando flexibilizou medidas no fim de maio, Xangai registrava 87 óbitos e quase 22.000 novas infecções por coronavírus. Neste último fim de semana, mais da metade de seus 25 milhões de habitantes precisou fazer um teste obrigatório e, segundo o Ministério da Saúde chinês, nas últimas 24 horas mais 143 casos positivos foram registrados.
Fonte: Olhar Digital
Comentários