Costa Rica vence a Nova Zelândia e conquista a última vaga da Copa do Mundo

As 32 seleções da Copa do Mundo de 2022, que será disputada a partir de novembro no Catar, estão confirmadas. A última vaga foi confirmada nesta quarta-feira, 14, pela Costa Rica, que na repescagem intercontinental vence a Nova Zelândia por 1 a 0. O único gol do jogo foi marcado por Campbell, logo nos primeiros minutos

Com a vaga confirmada na Copa do Mundo, a Costa Rica já sabe quem serão seus adversários no Catar. A seleção de Navas e companhia fará parte do Grupo E da Copa do Mundo, que também conta com Alemanha, Espanha e Japão. 

Costa Rica abre o placar cedo e se defende

A Costa Rica precisou de apenas três minutos para sair na frente por uma vaga na Copa do Mundo. O gol foi marcado por Campbell, que recebeu cruzamento da esquerda e no meio da área, mesmo cercado por três defensores, conseguiu acertar o cantinho. A partir daí, a Nova Zelândia foi com tudo para o ataque e só não empatou antes dos 30 minutos por causa do goleiro Navas, que apareceu bem pelo menos três vezes e salvou a sua seleção. 

A pressão dos neozelandeses seguiu durante a maior parte do primeiro tempo. Aos 39, conseguiram empatar com Wood, que recebeu um excelente cruzamento de Garbett após jogada pela esquerda e venceu Navas. No entanto, após minutos de análise no VAR, o árbitro marcou uma falta na origem do lance. A recuada Costa Rica foi para o intervalo com a vantagem no placar. 

A volta do segundo tempo ainda foi com uma Nova Zelândia muito mais ofensiva, mas ainda sem grande criatividade para vencer o ferrolho da Costa Rica. Após tentar de todas as formas, mas já pouco levar perigo ao goleiro Navas, a seleção da Oceania ainda viu sua situação ficar ainda mais complicada aos 24, com a expulsão de Barbarouses por uma falta dura em Calvo. 

Mesmo com um jogador a menos, a Nova Zelândia quase empatou aos 32, quando Lewis acertou um ótimo chute da entrada da área, ia acertando o ângulo direito, mas parou em enorme defesa de Navas. A Costa Rica pareceu desconcentrada, não conseguiu fazer valer sua vantagem numérica e ainda sofreu mais do que anteriormente na defesa. 

Jogador mais perigoso da Nova Zelândia, o centroavante Wood não deixou a defesa da Costa Rica descansar. Ele fez Navas trabalhar novamente em chute cruzado de dentro da área aos 40. Os neozelandeses foram para a pressão final nos acréscimos e até mesmo o goleiro Sail foi para o ataque. Apesar de diversos cruzamentos, o ‘abafa’ não deu resultado a vitória foi da Costa Rica. 

Campanha até a Copa do Mundo

A Costa Rica acabou indo parar na repescagem para a Copa do Mundo por muito pouco. Na Eliminatórias da Concacaf entrou já na fase derradeira, em uma disputa de pontos corridos com outras sete seleções em que três conseguiriam uma vaga direta para o Mundial no Catar. 

Mas com o Canadá como a grande surpresa sendo dominante e liderando, a Costa Rica disputou as outras duas vagas contra México e Estados Unidos, mas ficou com o quarto lugar por conta do saldo de gols contra a seleção norte-americana. Ao todo foram 25 pontos para cada, com campanha rigorosamente igual e uma queda nos critérios de desempate. 

A Costa Rica pagou pelo seu início irregular e nem mesmo as quatro vitórias seguintes, a última delas contra a própria seleção dos Estados Unidos, foram suficientes para conseguir a vaga de maneira direta, Menos mal que na repescagem, a classificação para a Copa do Mundo foi alcançada. 

Fonte: Ogol

Comentários