O Hyundai Motor Group anunciou que vai lançar na Coreia do Sul um serviço de transporte autônomo baseado em carros elétricos a bateria (BEV) Ioniq 5 RoboRide. Dotados de um sistema de Nível 4 de autonomia na direção (conforme classificação da Sociedade de Engenheiros Automotivos, SAE), os veículos vão trabalhar na área de Gangnam, uma das mais sofisticadas da capital sul-coreana Seul.
Para o serviço piloto, a Hyundai obteve uma licença temporária de operação de direção autônoma do Ministério da Terra, Infraestrutura e Transporte (MOLIT) da Coreia do Sul. Será um projeto em conjunto com a Jin Mobility, uma startup sul-coreana que opera a plataforma de mobilidade iM com inteligência artificial (IA).
A Jin Mobility será responsável pela operação das duas unidades Ioniq 5 RoboRide em seu aplicativo iM. Conforme o desenvolvimento dessa tecnologia de direção autônoma, a Hyundai também planeja expandir o serviço piloto, levando em consideração várias condições, como estabilidade de direção.
“No Hyundai Motor Group, estamos desenvolvendo tecnologia de direção autônoma de Nível 4 com base no Advanced Driver Assistance System (ADAS), desenvolvido internamente, cujas funcionalidade e segurança são verificadas através da produção em massa e lançamento comercial bem-sucedido”, disse Woongjun Jang, vice-presidente sênior e Chefe do Centro de Condução Autônoma do Hyundai Motor Group. “Esperamos que este serviço piloto RoboRide seja um importante ponto de inflexão que nos permitirá internalizar a tecnologia de direção autônoma”.
Coleta de dados e monitoramento
Por meio deste piloto, a Hyundai espera coletar novos dados valiosos de direção autônoma. Isso em um ambiente de condução bastante complicado, como é a movimentada área de Gangnam. A empresa sul-coreana também trabalhou com o Governo Metropolitano de Seul para estabelecer um sistema capaz de conectar os sinais de trânsito com os veículos autônomos.
Além disso, a Hyundai fornecerá um sistema de assistência remota de veículos desenvolvido internamente para garantir a segurança. Trata-se de um software que monitora o status de condução autônoma, veículo e rota, e suporta a viagem com funções de assistência remota, como mudar de faixa em circunstâncias em que a condução autônoma não é viável.
Autônomo, mas com motorista de segurança
Com base na tecnologia de direção autônoma de Nível 4, um veículo RoboRide perceberá, tomará decisões e controlará seu próprio status de direção, enquanto seu motorista de segurança intervirá apenas em condições limitadas. Este novo serviço de transporte autônomo da Hyundai vai funcionar das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira, para minimizar possíveis transtornos na estrada.
Até três passageiros podem estar em um passeio, enquanto um motorista de segurança estará no veículo para responder a qualquer emergência. A Hyundai planeja operar um serviço de demonstração inicial para pessoal selecionado internamente e, em seguida, expandir as metas de serviço piloto para clientes em geral no futuro.
Fonte: Olhar Digital
Comentários