Crianças e adolescentes não mais poderão navegar por muito tempo, nem tampouco comprar aplicativos, para os headsets de realidade virtual (VR) da linha Quest. De acordo com uma atualização no blog da Meta, a empresa implementou a função de controle parental, acionada por padrão, para pais e guardiões de menores de 18 anos que façam uso dos dispositivos.

A notícia serve como um complemento aos anúncios de novas medidas de segurança para a plataforma virtual Horizon Worlds (que menores de 18 anos não podem acessar) e opções de monitoramento por parte dos pais para o Instagram (cujas contas entre 13 e 17 anos obrigatoriamente devem ser conectadas à conta de um parente maior de idade).

Exemplo de como funciona o pedido para aquisição de um app: o adolescente envia o pedido de compra a uma conta adulta que funciona como "supervisora", e essa conta é que decide pela aprovação - ou não - do material
Exemplo de como funciona o pedido para aquisição de um app: o adolescente envia o pedido de compra a uma conta adulta que funciona como “supervisora”, e essa conta é que decide pela aprovação – ou não – do material (Imagem: Meta/Divulgação)

As atualizações que correspondem aos headsets da linha Quest servem como um complemento às outras novidades: embora jovens não possam acessar o Horizon Worlds, por exemplo, há uma miríade de outras aplicações disponíveis a eles – e os pais podem se interessar em monitorar esse uso.

Assim como acontece com os smartphones e acessos a redes como Facebook e Instagram, a Meta exige que a medida de controle parental do Quest conecte a conta de um adolescente à de um adulto. Uma vez que isso é feito, o guardião legal tem acesso a todos os apps que aquele adolescente usa dentro do dispositivo, e automaticamente todos os pedidos de compra devem ter a aprovação final do adulto.

A obtenção de apps em si ainda está relativamente flexível: programas com alguma restrição de idade ainda poderão ser baixados, desde que aprovados pela conta adulta, que por sua vez terá poder de bloquear aplicações que julgar incoerentes à oferta para adolescentes – este último, inclusive vale para as funções Link e Air Link, que permitem executar aplicações do Quest em um PC; e até mesmo o navegador interno do headset.

“Nós também estamos lançando um novo hub de educação para os pais, incluindo um guia para nossas ferramentas de supervisão parental em [ambientes de] VR, para que os pais discutam a realidade virtual com seus filhos”, diz trecho do post. “Este é apenas um ponto de partida, desenvolvido com informações cuidadosas trazidas por experts da indústria, e nós vamos continuar a ampliar e aprimorar nossas ferramentas de monitoramento com o tempo”.

Segundo a Meta, as medidas já estão valendo em alguns mercados, e devem ser disponibilizadas à toda a base nas próximas semanas.

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