Em Rüsselheim, na Alemanha, o pequeno e elétrico Opel Rocks-e está tendo sua versatilidade adicionada à brigada de incêndio da fábrica da montadora na cidade. Suas principais funções são de deslocamentos rápidos e entregas, tudo sem emissões e facilmente manobrável.

O Opel Rocks-e é um veículo que possui basicamente a mesma composição do Citroën Ami, sendo os dois mini carros elétricos de marcas da Stellantis, compartilhando as dimensões de 2,41 metros de comprimento, 1,39 metro de largura e 1,52 metro de altura. Em diâmetro de giro, são apenas 7,20 metros, enquanto o interior traz espaço para apenas dois ocupantes.

Rocks-e ao lado de um grande caminhão de bombeiros
Imagem: Divulgação/Opel

São 8 cv (6 kW) no motor acompanhado de uma bateria de 5,5 kWh, resultando em um alcance WLTP de 75 km com uma única carga. O Opel Rocks-e pode ser totalmente recarregado em cerca de 3 horas a uma taxa de pico de 2,3 kW.

Pequeno Rocks-e pronto para a ação

Para ajudar nos trabalhos da brigada de incêndio na fábrica Opel de Rüsselheim, o pequeno carrinho elétrico conta com sistema de sinalização especial, luzes intermitentes e pintura baseada na cor vermelha (bem ao estilo corpo de bombeiros). Há também os números de emergência devidamente gravados pelo corpo do Rocks-e.

Rocks-e da brigada de incêndio
Imagem: Divulgação/Opel

O menor veículo da frota dos profissionais de emergência na instalação está equipado com tudo o que é necessário para o trabalho. Com bastante espaço disponível sob o banco do passageiro e na área dos pés para ferramentas, o pequeno veículo pode se deslocar rapidamente pela área de 1,9 km² para verificar extintores de incêndio, por exemplo.

Dois profissionais da brigada de incêndio da Opel
Imagem: Divulgação/Opel

Em vez de estacionar o veículo na porta e percorrer o resto do caminho pelos prédios amplos, como era o caso anteriormente, os agentes da fábrica podem dirigir no interior das construções, graças ao tamanho realmente compacto do Rocks-e. E claro: o simpático carrinho também chama a atenção por onde passa e sempre coloca um sorriso no rosto dos funcionários.

Graças ao seu acionamento elétrico, o veículo também pode ser conduzido nos corredores, ao contrário dos veículos com motores de combustão. “Isso é prático – e acima de tudo economiza muito tempo”, diz Peter Strohmeier, agente da brigada de incêndio da fábrica.