O Type-X, um Veículo Robótico de Combate (RCV) da Milrem Robotics, desenvolvedora de veículos robóticos sediada na Estônia, é um robotanque autônomo operado e rastreado por meio de tecnologia de inteligência artificial (IA). Em um novo vídeo no YouTube, a empresa compartilhou cenas dessa máquina efetuando os primeiros disparos com o Protector Remote Turret (RT40), plataforma desenvolvida pela Kongsberg Defense & Aerospace.

Como potencial bélico, o Protector RT40 da fornecedora norueguesa de sistemas e produtos de defesa vem com um poderoso canhão Bushmaster de 30 mm com sistema de manuseio de munição sem link. E esta é apenas uma das várias cargas que o Type-X pode transportar, de uma lista que também inclui canhões de até 50 mm, mísseis antitanque e um drone amarrado para consciência situacional contínua.

No vídeo da Milrem, o autônomo Type-X aparece em ação enfrentando trilhas e com a torre remota Protector atirando em vários alvos, incluindo carros sucateados. As cenas são, de certa forma, impressionantes, à medida em que começamos a imaginar esse tipo de veículo em situações reais de conflito.

Máquina de combate robótica

O Type-X é considerado a plataforma base para a chamada Nordic Robotic Wingman (NRW), um veículo de combate robótico capaz de atender a requisitos dos países nórdicos e da Europa Ocidental – e também dos Estados Unidos, como traz a nota oficial da Milrem. Isso inclui apoio aos tanques de batalha principais (MBT) e veículos de combate de infantaria (IFV), como o Leopard 2 ou o sueco CV90.

Type-X sem a torre de artilharia
Imagem: Divulgação/Milrem Robotics

Seu sistema de IA pode direcioná-lo para onde for necessário ou pode ser programado com funções siga-me, navegação por pontos de referência e detecção de obstáculos. Além disso, o veículo tem sua própria proteção anti-artilharia e minas.

O Type-X, no qual o NRW se baseia, fornece poder de fogo e uso tático igual ou superior a uma unidade IFV e, de acordo com sua desenvolvedora, fornece às unidades mecanizadas os meios para romper as posições defensivas inimigas com risco mínimo para suas próprias tropas. A Milrem Robotics também está introduzindo em seu robotanque um recurso chamado Indirect Drive, que permite operações controladas remotamente em velocidades mais altas.