Segundo informações do site espanhol Diario de Sevilla, uma nova vacina espanhola contra a Covid-19 também é eficaz contra a varíola dos macacos. A informação foi confirmada pelo pesquisador do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) e especialista mundial em poxvírus, Mariano Esteban. 

“Mostramos em uma série de artigos publicados em revistas internacionais que a vacina desenvolvida no CSIC foi eficiente contra SARS-CoV-2, tanto em camundongos, hamsters e macacos, e que essa vacina é baseada no mesmo veículo que foi usado para erradicar a varíola humana”, explicou Esteban. 

Varíola dos Macacos
Vacina espanhola contra Covid-19 também é eficaz contra varíola dos macacos. Imagem: diy13 / Shutterstock

Ainda de acordo com o especialista, a vacina, que segue em desenvolvimento, pode então ser considerada como um imunizante de “dupla funcionalidade”. Segundo o Ministério da Ciência Espanhol, a substância é o segundo maior projeto em volume de investimento no país e deve ser finalizada até agosto de 2025. 

“A sociedade pode se sentir protegida porque existem mecanismos de controle dessa infecção. Uma pandemia não vai acontecer e a prorrogação será limitada”, destacou o pesquisador. 

Vacina contra varíola dos macacos 

Diversos estudos corroboram com a fala do especialista. De acordo com alguns artigos, o vírus responsável pela varíola dos macacos possui baixa mutabilidade e já existem opções de tratamentos que conseguem agir contra a doença. 

Segundo informações da CNN, a União Europeia, por exemplo, assinou nesta terça-feira (14) um acordo com a Bavarian Nordic para o fornecimento de cerca de 110 mil doses de vacinas contra a varíola. O imunizante, conhecido como Imvanex na Europa e Jynneos nos Estados Unidos, já é aprovado contra a doença. 

Vale destacar que não existem tratamentos ou vacinas específicas para a varíola do macaco, mas os surtos serão controlados com a vacinação contra a varíola comum, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).