Durante o Google for Brasil, o YouTube fez questão de reforçar seus compromissos e sua responsabilidade social em 2022. A plataforma de vídeos, que é assistida mensalmente por mais de 113 milhões de brasileiros, afirmou que reconhece seu importante papel na vida das pessoas.  

De acordo com o próprio YouTube, uma de suas missões é dar voz a todos e mostrar o mundo a todas as pessoas com responsabilidade e comprometimento. A empresa ainda citou o Relatório de Impacto 2020, produzido em parceria com a Universidade de Oxford.  

O relatório aponta que a plataforma representou um impacto de mais de R$ 3 bilhões no PIB brasileiro e que o ecossistema criativo do YouTube apoiou 120 mil empregos equivalentes a trabalho em período integral no Brasil em 2020.  

A plataforma ainda citou algumas de suas iniciativas para buscar sua missão. No campo do entretenimento, o YouTube citou o Black Voices Fund, que visa auxiliar e promover a carreira de artistas por meio de incentivos financeiros e educacionais.  

A empresa também citou a Parada ao Vivo que acontece desde 2018 e visa celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIAP+, dando voz a artistas e criadores de conteúdo que fazem parte da comunidade.  

No campo de aprendizado, a empresa lembrou do YouTube Edu, um canal voltado a educação que tem passa por curadoria da Unesco e tem seus conteúdos apresentados por “Edutubers”, criadores de conteúdos de educação.  

Imagem mostra logo do youtube na tela de um smartphone que, por dua vez, encontra-se em cima de um teclado de notebook. O fundo da imagem é vermelho
Crédito: Tattoboo/Shutterstock

A plataforma do Google também citou suas ações para combater a desinformação sobre a Covid-19, incluindo a criação da seção “Saúde”, voltada pra identificação fácil de vídeos de fontes confiáveis.  

Também foram divulgadas as iniciativas do YouTube para combate as fakes news que possuem relação com as eleições 2022, como painéis informativos sobre as urnas eletrônicas e a segurança do sistema eleitoral, que foram produzidos em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  

“O YouTube é um ecossistema vivo, sempre em transformação pelas pessoas que o compõem -usuários, criadores e marcas. É essa constante troca e aprendizado que permite que inovações surjam a todo instante e que o YouTube ocupe um papel tão importante no dia-a-dia dos brasileiros”, disse a empresa em um comunicado oficial.