O Hyundai Motor Group, um dos maiores fabricantes automotivos do planeta, está se preparando para apresentar seus desenvolvimentos no mercado de veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOLs). Principal nome relacionado a veículos na Coreia do Sul – e segundo maior fabricante de carros na Ásia, ficando atrás apenas da Toyota – a empresa está avançando também no segmento de mobilidade aérea avançada.

Este movimento da Hyundai está sob o nome de sua divisão chamada Supernal, inicialmente lançada como Divisão de Mobilidade Aérea Urbana da Hyundai, em 2020. Seu principal modelo em desenvolvimento é o modelo S-A1, que pretende obter certificação das autoridades reguladoras dos Estados Unidos em 2024.

Embora tenha sido muito discreta em relação às especificações técnicas efetivas de seu futuro eVTOL, a Supernal já assinou duas colaborações significativas no setor. Uma delas sendo uma parceria com a prefeitura de Miami, EUA, abrindo caminho para futuras operações de táxi aéreo, com início previsto para 2028.

A outra é um acordo com a Urban-Air Port (UAP), uma startup britânica que recentemente trouxe ao público o primeiro vertiport. Trata-se de um centro de operações para veículos tripulados e não tripulados que, nas palavras da Hyundai, marcam “o primeiro hub de infraestrutura multimodal funcional equipado para lidar com futuras viagens aéreas elétricas”.

Modelo eVTOL revelado em 2020

Sobre o S-A1, o eVTOL foi revelado na Consumer Electronics Show de 2020 com especificações como capacidade para até 5 passageiros, incluindo o piloto, alcance de 100 km por carga, em velocidade máxima de cerca de 290 km/h, alcançando alturas entre 305 a 610 metros. Outro detalhe sobre o veículo naquela época estava em suas baterias, capazes de ser totalmente recarregadas em cinco a sete minutos no máximo.

A nova investida da Supernal foi anunciada agora, com uma participação no Farnborough International Airshow (FIA) 2022, de 18 a 22 de julho, na Inglaterra. No evento, a empresa vai apresentar uma visão da futura experiência do passageiro eVTOL e demonstrará como está trabalhando para integrar sua experiência automotiva no setor aeroespacial junto à emergente indústria de mobilidade aérea avançada.